De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o Posicionamento Estratégico é, antes de toda e qualquer definição, um processo de seleção de clientes por parte das organizações. Ou seja, a partir do momento em que uma determinada empresa inicia seu processo de Posicionamento dentro do ramo em que atua, esta escolhe atender desejos e/ou necessidades de determinado perfil consumista.
Para Glauco o posicionamento estratégico é visto como a capacidade da empresa realizar suas funções de forma diferente da concorrência ou de produzir algo reconhecido pelos compradores como único.
Glauco analisa o planejamento estratégico como sendo uma técnica gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente.
Glauco lista sete estratégias de posicionamento denominadas de posicionamento específico.
1. Posicionamento por atributo: A empresa se posiciona com certo atributo ou aspecto. Um fabricante de cerveja afirma que é o mais antigo do mercado.
2. Posicionamento por benefício: O produto promove o benefício. O sabão em pó Tide afirma levar melhor.
3. Posicionamento por uso/aplicação: O produto é posicionado como o melhor para um fim específico. A Nike descreve um dos seus tênis como o melhor para corrida.
4. Posicionamento por usuário: O produto é posicionado em termos de grupo-alvo de usuários. A Apple Computer expõe seus computadores/softwares como os melhores para designers gráficos.
5. Posicionamento por concorrentes: O produto sugere ser diferente, ou melhor, que o produto concorrente. A 7-UP denomina-se Uncola.
6. Posicionamento por categoria: A empresa pode descrever-se como a líder da categoria. A Kodak significa filme.
7. Posicionamento por preço/qualidade: O produto é posicionado em determinado nível de preço. O Chanel nº 5 é o perfume de alta qualidade e preço elevado.
Devido às mudanças de comportamento dos clientes, mudanças de estratégias dos concorrentes, fatores econômicos internos e externos, entre outros, é fato que nenhum posicionamento dura eternamente.
Deste modo, é latente a necessidade das empresas reavaliarem seu posicionamento, porém de modo muito acurado, pois do contrário a empresa ou seus produtos podem se descaracterizar.