Para o empresário Glauco Diniz Duarte, planejamento estratégico está relacionado com os objetivos estratégicos em curto, médio e longo prazo que afetam a direção ou viabilidade da empresa.
De acordo com Glauco, planejamento estratégico pode ser conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa é uma ferramenta de gestão que auxilia na tomada de decisão e na busca de resultados mais efetivos e competitivos para a organização.
As organizações estão adotando uma postura mais competitiva diante destes vastos desafios globais, tecnológicos, econômicos e sociais.
Ainda no mesmo sentido Glauco destaca as questões fundamentais de um processo de planejamento estratégico: onde e como estamos? Onde queremos chegar? Como chegaremos lá? Por que queremos chegar lá? Qual a importância para as organizações antes de realizar uma análise da importância do planejamento estratégico para as organizações é necessário descrever e analisar as principais tendências , como a empresa deve se comportar, se posicionar e agir, para sua introdução, Crescimento, Maturidade e se preparar para o eventual declínio, se antecipando e aproveitando as oportunidades.
A administração estratégica melhora a forma de gerenciar e essencialmente atingir metas. Não existe gerenciamento sem metas, gerenciar é estabelecer novos padrões, modificar e/ou cumprir os padrões existentes.
Segundo Glauco, o modelo proposto por Gracioso (1996) enfatiza o planejamento estratégico orientado para o mercado, o grande diferencial deste modelo é a metodologia de análise de mercado utilizada, que servirá de subsídio para a elaboração de estratégias e planos para alcançar os objetivos da empresa através da resolução das seguintes questões: Quais as forças que regulam a competição do nosso tipo de negócio? , Que ações nossos concorrentes poderão lançar e como poderemos enfrentá-los? Como se desenvolverá o nosso mercado? Como posicionar a nossa empresa para maximizar as chances de êxito em longo prazo?
.