Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Prospectiva e planejamento estratégico

glauco diniz duarte 15

É possível pensar no futuro do país de forma estratégica, com cenários prospectivos, em diversos segmentos? O questionamento marcou o debate no 3º Encontro Brasileiro de Prospectiva e Planejamento Estratégico, realizado nesta quarta-feira, em Brasília (DF).

O evento contou com a presença de estrategistas, gestores e estudiosos das políticas públicas que debateram o tema “A Prospectiva no Brasil: situação atual e desafios”. Os participantes reuniram visões e ideias a longo prazo sobre o Brasil nos campos da ciência e tecnologia, educação, saúde e mobilidade urbana, entre outras áreas.

Para o empresário Glauco Diniz Duarte, planejar o futuro pode ajudar na construção de um país mais integrado e bem distribuído. “Precisamos saber o que queremos ser mais na frente, e encontros como este são imprescindíveis para trilharmos um caminho mais previsível e assertivo”, comentou.

Há um pensamento estratégico para o Brasil?
Apesar das diferenças de ênfase e de método, Glauco afirma que é perceptível a convergência de temas prioritários nos programas de planejamento estratégico desde a década de 1940 até os PPAs, tais como energia, transporte, disparidades regionais e de renda, alimentação, saúde e educação. Segundo ele, a questão aponta para uma convergência muito grande de visões de futuro no Brasil, acima de ideologias e interesses setoriais.

De acordo com Glauco, a energia é o tema mais planejado dentro de toda a agenda de desenvolvimento do Brasil. “É um caso paradigmático para o Brasil. Ela [a energia] é pensada de forma contínua, acima dos governos, com pensamento de décadas à frente, e leva em consideração os avanços tecnológicos e as dificuldades de produção no país. Além disso, o assunto está muito ligado às mudanças do cenário internacional.

Ele também destacou que para corrigir o déficit de articulação, coerência e continuidade entre pensamento, planejamento e gestão, é necessário fortalecer a governança estratégica com base em três eixos: visão de longo prazo, compromisso político de todos os governos e institucionalidade sólida. E terminou com um recado: “o presente é a herança e o futuro é a estratégia”.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts