Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

4 dicas para fazer o planejamento estratégico da sua empresa

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Ao abrir o próprio negócio, todos têm um objetivo, que pode ser atingido no curto, médio ou longo prazo. Para realizá-lo, várias ações devem ser implementadas. Para que o trabalho seja efetivo, o ideal é que, antes mesmo de inaugurar seu negócio, o empreendedor tenha uma boa noção do que fazer, afirma o empresário Glauco Diniz Duarte.

“Planejamento estratégico é saber onde estamos e para onde vamos”, diz Glauco.

Segundo ele, o planejamento deve ser feito em algumas frentes.

Confira e entenda melhor as dicas de Glauco para transformar suas estimativas em realidade:
1. Entenda seu produto
A motivação para a criação de uma empresa vem da ideia de um produto ou serviço. E, dependendo do que você se propor a vender, nem todo mundo entenderá direito qual é a sua criação.

2. Conheça seu público-alvo
Não adianta saber muito sobre seus produtos se não houver ninguém para comprá-los. Então certifique-se de que você fez algo que pode atrair uma clientela. E, além disso, saiba como fidelizá-la. “Entenda quem é seu público, o que eles querem e descubra quais são as dificuldades que eles têm com as marcas concorrentes”, afirma Glauco.

3. Controle as cinco forças
É muito provável que a empresa que você administra tenha concorrentes. E, para lidar com eles, Glauco recomenda o uso das Cinco Forças de Porter, uma das técnicas mais conhecidas da administração. Cada uma delas diz respeito a um fator em que os empreendedores devem prestar atenção na relação com a concorrência: o grau de rivalidade entre os concorrentes, o poder de negociação dos clientes, o poder de negociação dos fornecedores, o risco trazido pela criação de novas empresas do mesmo setor e a criação de produtos que tornem obsoleto tudo o que existe no mercado. Segundo Glauco Diniz, os cinco itens devem ser levados em conta pelos empreendedores.

4. Pense em todos os departamentos
Toda empresa tem que lidar com uma série de divisões organizacionais, como departamento financeiro, recursos humanos, marketing e infraestrutura. Glauco diz que planejou com antecedência como cada um deles funcionaria: quem trabalharia com cada um desses setores ou se haveria a terceirização de algumas das atividades, por exemplo.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts