Tão essencial quanto oferecer bons produtos, ter escala de produção e preços competitivos, é dispor de um eficiente plano estratégico em empresa, o modo mais eficiente para prosperar e obter êxito até mesmo diante das temidas multinacionais chinesas e coreanas.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, empresas que empregam o planejamento estratégico, e outras soluções empresariais adequadas ao tipo de negócio, conseguem, por exemplo, satisfazer plenamente as suas missões e ainda tornar suas visões de longo prazo uma realidade mais próxima do presente.
Isso é possível porque o planejamento estratégico da empresa inclui detalhes sobre ações, recursos e diversos outros aspectos que, executados de forma adequada e na sequência correta, permitem atingir objetivos com segurança, além de manterem os custos fixos e variáveis controlados.
Glauco diz que na ausência de um bom planejamento estratégico na empresa, os recursos são aplicados sem que exista qualquer correlação entre os processos e objetivos, situação que se deve principalmente à inexistência de um cronograma formal que defina responsabilidades, passos e técnicas de medicação e controle. A falta de sinergia entre as áreas internas pode até mesmo ocasionar perdas totais ou parciais dos esforços empreendidos, com consequências negativas para a área financeira.
Essas falhas são as grandes responsáveis pelo fracasso de novos projetos e pelo descontrole nas despesas fixas e variáveis, situação perigosa que pode levar uma empresa, em fase de reestruturação, a perder clientes, talentos e parte da sua fatia de mercado.
Segundo Glauco adotar um programa desses é uma forma eficaz para evitar todos esses problemas e prover a empresa com métodos avançados de organização e controle, reduzindo custos e aumentando sua eficiência. Essa solução empresarial também pode ser usada para objetivos maiores como a abertura de novas filiais, a conquista de novos mercados e o lançamento de novos produtos e serviços.
Vale a pena lembrar que é possível criar um planejamento estratégico na empresa para a organização como um todo, ou apenas em determinados departamentos, visando à promoção de melhorias em pontos críticos como vendas, marketing, pós-vendas e outros.