
Estamos terminando a primeira década do século XXI com empresas mais engajadas na questão ambiental. Segundo o empresário Glauco Diniz Duarte, 71% das organizações adotam procedimentos que colaboram para uma melhor gestão ambiental.
Segundo Glauco, dentre os programas implantados destacam-se a redução na geração de resíduos, o uso eficiente de energia, a redução no consumo da água, o uso de resíduos como matéria-prima ou insumo e a reutilização da água. Com um menor percentual, mas já sendo sensibilizadas, algumas empresas estão se conscientizando da importância da proteção às áreas ambientais e dos investimentos na produção da biodiversidade.
De acordo com Glauco, as organizações estão se dedicando às ideologias ambientalistas, pois isso contribui para sua imagem e agrega valor ao seu produto e marca. Além dessas motivações, a preocupação e a iniciativa também foram geradas pelas exigências legais, como licenciamento e regulamentos ambientais.
Glauco esclarece que “a adoção de medidas ambientais preventivas, como o sistema antipoluente e desenvolvimento de equipamentos menos impactantes, apresentam custos significativamente inferiores às medidas de cunho corretivo, ou seja, que são adotadas após o surgimento do problema”. Dessa forma, é mais lucrativo para a empresa contribuir com ações ambientalmente corretas, com intuito de prevenir altos gastos.
Glauco diz também que 88% das empresas planejaram investimentos em preservação ambiental para este ano, um aumento de 2,1% em relação a 2009.