Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

O desafio do planejamento orçamentário empresarial

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, assunto de grande recorrência mas que ainda provoca calafrios em muitos profissionais de finanças, o planejamento orçamentário nas empresas vem se tornando cada vez mais complexo devido ao crescente número de variáveis e seus desdobramentos que hoje, se tornaram fundamentais para a compreensão do contexto geral dos negócios.

É preciso pensar nas pessoas e em todas as necessidades que as cercam.
Glauco diz que devemos considerar todas as dezenas, ou centenas de canais de comunicação que o Marketing pretende atingir para fortalecer a marca, ampliar o market-share e ter maior penetração em todas as classes.

Segundo Glauco, Também não podemos esquecer da TI, que precisa prover um ambiente de alta disponibilidade, acessível de qualquer lugar, e ainda resguardar as nossas informações contra incontáveis tipos de worms,trojans, phishing-attacks e hackers, crackers entre outros. Sem falar, é claro, da força de vendas, com suas despesas de representação, participação em eventos e ações promocionais. E a área de produção?

Enfim, um planejamento estruturado sobre peças orçamentárias estanques não consegue mais auxiliar os executivos nos processos de tomada de decisão. A dinâmica dos novos negócios exige dos responsáveis pelo orçamento a mesma flexibilidade que mercado exige, demandando na maioria das vezes duas, ou três revisões ao longo do ano.

Além disso, destaca Glauco, a profissionalização da gestão financeira, muitas vezes motivada pela participação de fundos de investimentos e acionistas, vem exigindo dos empresários e empreendedores informações mais detalhadas sobre o emprego dos recursos obtidos e os resultados efetivamente alcançados.

Entram em cena o Valor Econômico Agregado (EVA), Valor de Mercado Agregado (MVA), Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (EBITDA) e o Fluxo de Caixa Descontado. Esses indicadores têm se tornado cada vez mais utilizados para medir o quanto uma empresa tem gerado de recursos e retornos, excluindo o custo do capital.

Frente a tudo isso, quando pensamos que 95% dos profissionais ainda desenvolvem seus orçamentos com as onipresentes planilhas eletrônicas, ficam as perguntas: Podemos confiar nas informações que recebemos? Mudanças de contexto podem ser rapidamente assimiladas e o orçamento redesenhado? Como fica o histórico de alterações? Orçamento é uma competência da empresa, ou do profissional que o elaborou?
Para superar essas incertezas, as empresas que desejam amadurecer seus processos orçamentários precisarão adicionar mais um item à sua cesta de TI, softwares especializados no planejamento financeiro.

Apesar de ainda serem pouco conhecidos, já oferecem uma ampla gama de recursos avançados para quem tem que lidar com esse tipo de tarefa.

Além do ferramental básico como criação de múltiplos cenários, análise de variância, análise gráfica, análise de tendência, análises and-if, planejamento top-down ou bottom-up, relatórios e gerenciamento de portfólio, esse tipo de solução transforma uma tarefa quase”artesanal em um processo industrial seguro e eficiente para as empresas que levam orçamento a sério.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts