Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Planejamento Empresarial: como crescer de forma sólida!

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

“O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes”. (Peter Drucker)

O empresário Glauco Diniz Duarte conta que essa frase foi dita por Peter Drucker(considerado como o pai da administração moderna), e através dela Glauco pretende introduzir esse artigo que trata justamente sobre o planejamento para o futuro de uma empresa, que deseja crescimento de forma organizada e constante criando um futuro próspero.

O nível de conhecimento do empreendedor brasileiro teve um ganho considerável nos últimos anos. Cada vez mais os futuros empreendedores buscam informações antes de abrir um negócio.

Alguns fatores como as campanhas do SEBRAE na mídia contribuem para a propagação da importância do planejamento empresarial.

Segundo Glauco, a consolidação de revistas especializadas em negócios como a Pequenas Empresas Grandes Negócios, que além da mídia impressa exibe semanalmente um programa em rede de televisão e investe em conteúdo para o seu site e mídias sociais, também indicam que o assunto passou a fazer parte da rotina do brasileiro que sonha em ter seu próprio negócio.

Mas se por um lado existe maior planejamento no início dos negócios, os empresários tem deixado de lado esta prática quando a empresa está em plena atividade, o que tem se transformado em problemas de gestão que afetam desde uma empresa de menor porte até as ditas grandes empresas.

Planejar deve fazer parte da rotina, sempre!
A avaliação e comparação dos resultados alcançados em relação aos objetivos e metas estabelecidos devem ser constantes.

Plano de Negócios, Planejamento Estratégico e Plano de Marketing, você sabe para que serve cada um deles?
Plano de Negócios: é uma obra de planejamento que descreve um negócio em detalhes desde a administração até execução das tarefas, também projeta estratégias operacionais e de inserção no mercado e prevê os resultados financeiros, simulando cenários dos mais favoráveis aos mais complicados.

Planejamento Estratégico: estabelece o que a empresa deseja ser no futuro em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste planejamento assenta sobre tudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomar.

Plano de Marketing: após estabelecer no planejamento estratégico como a empresa deseja estar no médio e no longo prazo, agora é o momento de criar o planejamento de marketing. Ele irá identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que o mercado proporciona à empresa. O plano de marketing torna a empresa menos vulnerável às crises, pois através de pesquisas, estudos e comparativos consegue prever com antecedência fatores que podem colocar em risco a gestão dos negócios. Mas também de forma estratégica o plano de marketing permite a criação de novos produtos e serviços, assim como a abertura de novos mercados, a fidelização da base de clientes e a captação de novos.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts