Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

A Importância do profissional estratégico na organização

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, ser um profissional estratégico é uma característica muito valorizada no mercado de trabalho.

“Estratégia” é um termo militar que significa a arte de coordenar as ações, conduzindo os conflitos e preparando defesas de uma nação. Ou seja, é a arte de criar condições que ofereçam vantagens na presença do inimigo.

Um profissional estratégico possui visão, atua no sentido de ser engenhoso e conseguir criar planos de ação que contribuam para tornar uma organização mais competitiva no mercado.

Glauco explica que diante da dificuldade em criar boas estratégias e aplicar esses conceitos no dia a dia no trabalho, fazendo uso de ferramentas eficientes, cabe ao profissional estratégico esforçar-se para ser criativo, num cenário regido por constantes mudanças no setor sócio econômico e político.

Facilitar o processo, monitorar a evolução e o desenvolvimento dos objetivos traçados pela organização é essencial para que o profissional tenha sucesso na gestão da estratégia.

Essa postura estratégica sugere que os profissionais sejam multifuncionais e desenvolvam uma visão sistêmica, compreendendo a execução de tarefas, desde sua concepção, alinhada ao planejamento estratégico da empresa.

Portanto, afirma Glauco, um profissional estratégico deve possuir e/ou desenvolver competências, habilidades e atitudes que determinem a eficiência das ideias na prática de sua rotina de trabalho, consciente de que existirão desafios nesse caminho que está em constante movimento.

Ser um profissional estratégico é uma competência muito valorizada dentro do universo corporativo.
Criar, articular, facilitar, analisar e modificar são habilidades essenciais, que fazem parte do perfil desse profissional.

Hoje em dia é possível buscar conhecimentos e profissionalização específicos em diferentes áreas, apostando em cursos de MBA. Estudar finanças, marketing, tecnologia, recursos humanos, entre outros conhecimentos específicos, pode contribuir também. Ou seja, manter-se atualizado é uma necessidade.

O profissional estratégico deve ter em mente que ele deve evoluir a ponto de conseguir integrar a sua representação mental com as práticas da empresa, através das informações e conhecimentos necessários para manter a empresa um passo a frente dos seus concorrentes, sem medo de apostar em mudanças ou apoiar a construção de novas estratégias que visam posicionar a organização em lugar de destaque no mercado.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts