Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Importância do planejamento estratégico dentro das organizações

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Atualmente, no Brasil, é impressionante o número de empresas que aproveitam algum modismo ou oportunismo de mercado existente. Essas companhias esquecem, não sabem ou simplesmente resolvem não aplicar uma das ferramentas mais importantes em qualquer organização ou empreendimento de sucesso: o planejamento. A busca desesperadora pelos lucros é tão grande que elas próprias nascem esquecendo ou deixando de lado fatores importantíssimos. Se a empresa está buscando lucros, sobrevivência, retorno sobre investimento, metas de crescimento ou participação de mercado, isso deve estar bem definido em qualquer negócio.

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o planejamento estratégico é o processo que realmente mobiliza as pessoas e a empresa para construir e escolher que tipo de futuro deseja. Ele não pode ser ignorado tão facilmente como está acontecendo hoje. O estabelecimento da visão do negócio ocorrerá quando estratégias não convencionais, desconhecidas e contra intuitivas forem consideradas. Para que isso não ocorra é preciso implantar uma política de planejamento e que medidas estratégicas sejam adotadas na organização, utilizando-se ferramentas de apoio.

Nas empresas competitivas verifica-se que, uma importante condição para sua manutenção no mercado, está ligada à clara definição de seus objetivos e ao traçado antecipado dos possíveis caminhos a serem seguidos para atingi-los. Segundo Glauco quando a empresa traça objetivos e metas, e busca alcançá-los, ela tem claramente definido do porque ela existe, o que e como faz, e onde quer chegar. Essas são os questionamentos básicos para a elaboração e implementação dessa ferramenta.

Glauco destaca que muitos acreditam que só é necessário em empresas de grande porte, mas ao contrário do que se pensa, planejar e estabelecer metas organizacionais não só é necessário em grandes empresas, se faz também para toda e qualquer organização, seja ela de pequeno, médio, ou grande porte, pois, dificilmente uma organização permanecerá competitiva no mercado se não houver planejamento. Segundo Glauco o segredo das empresas bem sucedidas no mercado se deve ao fato de praticarem frequentemente a arte do planejamento estratégico. Diante da importância do planejamento em uma organização, o objetivo desse trabalho é alertar os gestores e estudantes da área para a grande importância dessas ferramentas no cenário atual.

Outro fator que dever receber atenção de novos negócios e de empreendedores é que eles precisam saber planejar suas ações e desenhar as estratégias da empresa a ser criada ou em crescimento. É preciso traçar estratégias, para conseguir alcançar as metas e os objetivos traçados, dessa forma a implantação do plano de negócios é uma ferramenta essencial, pois o mesmo promove um planejamento e desenvolvimento inicial e continuo da empresa.

O plano de negócio movimenta todos os aspectos do novo empreendimento. Ele representa um levantamento exaustivo de todos os elementos que compõem o negócio, sejam internos – o que deverá ser produzido, como, onde, quanto – sejam externos – para quem produzir, qual é o mercado, quais são os concorrentes etc.

Sendo assim o plano de negócios é um documento essencial para o inicio de um novo negócio. Nele está contida a descrição do negócio, dados sobre o estudo de mercado, plano de marketing, financeiro, dentre outros, ele é “um documento que descreve a visão para a sua empresa e suas projeções financeiras.” Tudo isso ira desenvolver uma melhor estrutura do planejamento estratégico da empresa seja ela uma empresa grandes ou micro e pequenas empresas, pois estas devem estar preparadas para a competitividade do mercado. Por isso “Construir uma empresa é como andar em uma montanha-russa: há muitos altos e baixos. Ter uma estrutura que o oriente e chame atenção para as coisas certas pode ser extremamente valioso.” Com a empresa já em andamento seus processos devem ser melhorados e com isso seus custos serão reduzidos uma forma de fazer isso é a implantação de ferramentas uma delas é o 5s, pois.

Glauco diz que uma organização que zela pelos seus colaboradores demonstra a seus clientes, fornecedores e á sociedade que está em busca permanente e sincera da qualidade. Colaboradores trabalhando em um ambiente mais agradável tendem ser mais saudáveis, cuidadosos, autovalorizados, repercutindo automaticamente na qualidade do produto ( bem ou serviço). Para isso o bom planejamento é fundamental na implantação dessa ferramenta sendo ela uma estratégia de que melhora e apresenta benefícios para vários âmbitos da organização, como melhor organização do espaço, limpeza adequada, layout, maior cuidado com as instalações da empresa, autodisciplina, entre outras questões, pois “nas organizações, já é comum a introdução de programas estratégicos visando melhorar a performance.” Objetivos do mesmo, que consistem em melhorias nos processos organizacionais em que todos devem cooperar para que a estratégia do 5S seja implantada com sucesso dentro da organização.

Com toda a modificação de mercado as empresas estão se inserindo na web 2.0, “A maioria das ferramentas da Empresa 2.0, porém, realmente exige tanto mudanças comportamentais quanto mudanças tecnológicas e, portanto, é um produto de implantação demorada.” E para conseguir isso é preciso um bom planejamento pois para aplicar essas ferramentas é preciso tempo e conhecimento sobre a mesma, Segundo Glauco o planejamento estratégico está relacionado com os objetivos estratégicos de médio e longo prazo que afetam a direção ou viabilidade da empresa.

Empresas que não praticam esse planejamento podem ate entrar em situações que venham a comprometer toda a estrutura da empresa, pois a comunicação entre empresa e cliente se torna rápida e exposta a todos e segundo Glauco “O valor desses ativos intangíveis deriva de sua capacidade de ajudar a organização a implantar sua estratégia… Ativos intangíveis como conhecimento e tecnologias raramente tem impacto direto nos resultados financeiro, tais como aumento das receitas redução dos custos e ampliação dos lucros”
Portanto o planejamento estratégico diz respeito a atividades que levam à definição da missão da organização, e dos objetivos e ao desenvolvimento de estratégia que possibilitem o sucesso no seu ambiente. Tá ai a importância de planejar para conseguir os objetivos seja eles de forma de alcançar metas ou ate mesmo de implantação de ferramentas que venham a aumentar a lucratividade da organização e sendo assim nos próximos anos, as empresas que não forem capazes de ter um planejamento e visão clara de como se diferenciar uma das outras e serem únicas no que fazem, serão facilmente aniquiladas pelos concorrentes. Dessa forma podemos concluir que diante de tantas transformações que estão ocorrendo nestes últimos anos no mercado, qualquer empresa que deseja ter sucesso, terá de ajustar seu perfil e não se esquecer que planejar é preciso, pois o importante não é apenas abrir e fechar a empresa, e sim planejar.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts