Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

A importância do planejamento estratégico nas empresas

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

O que o empresário quer da sua empresa? De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, é sensato dizer que todo empresário almeja um futuro mais promissor para sua empresa, ou isso é simplesmente uma utopia? Não só é sensato como é fato, todo empresário quer levar sua empresa a um patamar de faturamento e lucro cada vez mais alto no futuro.

O que acontece é que alguns empresários almejam este futuro melhor, mas não se preparam apropriadamente. O que quero dizer é que não basta somente querer crescer, é necessário fazer um planejamento estratégico baseado em fatos concretos.

Glauco explica que o gestor tem que parar de gerir sua empresa através do “achismo”, não dá mais para fazer gestão achando que o mercado vai aceitar seu produto ou que seu cliente vai ficar satisfeito com o que você produz ou vende. O empresário precisa se profissionalizar neste campo, mas de que maneira?

Você já presenciou ou ouviu falar de gestores que ficam vendendo atrás do balcão, tomam conta do caixa ou até mesmo saindo para banco? Esse tipo de gestor está muito preso ao operacional e esquecendo a função dele que é a de estrategista, ele precisa se preocupar com maneiras alternativas de fazer sua empresa crescer em longo prazo, isso se chama planejamento estratégico.

Há passos que são de extrema importância para se fazer um planejamento estratégico eficiente e eficaz, são eles:

Segundo Glauco, o primeiro passo é fazer um diagnóstico da empresa. É importante primeiramente saber como a empresa está hoje para poder dar o próximo passo. Quando o gestor faz o diagnóstico de sua empresa ele consegue detectar ameaças e oportunidades do mercado e ao olhar para dentro de sua empresa, utilizando um olhar de cima, ele consiga detectar pontos fortes e pontos fracos;

Depois de detectar o bom e o ruim do mercado interno e externo, é importante identificar a razão da existência de sua empresa. Toda empresa precisa ter uma missão, uma crença de que haja algo que o dono acredite e que norteie seus colaboradores;

O próximo passo seria analisar possíveis cenários futuros. Todos nós sabemos que é impossível prever o futuro, mas é totalmente possível fazer um estudo do mercado para saber como posso me comportar. Através desta análise de mercado posso saber, por exemplo, quantas empresas do mesmo segmento que o meu entrarão no mercado em 2 ou 5 anos, quais as ameaças e oportunidades que podem surgir em longo prazo, etc;

Agora é hora de olhar um pouco para minha empresa e sentir o que tenho de diferenciais que possam chamar atenção do meu público alvo. As empresas hoje têm vantagens competitivas muito grandes quando estão bem estruturadas e organizadas. Estas vantagens englobam principalmente o comportamento do gestor. O que você tem de diferencial em relação aos concorrentes?

Após analisar os ambientes internos e externos, definir a identidade da empresa, avaliar cenários e as vantagens competitivas da empresa, é o momento de definir o que você quer para a mesma através de uma meta. E como se estabelece uma meta? Através de 5 passos:

1. Especifique o que você quer com todos os detalhes possíveis;
2. Mensure o que você quer em tamanho, quilômetros, recursos financeiros, etc;
3. A meta precisa ser algo que dê prazer e não faça sofrer;
4. Faça algo que bata forte no seu coração, trace algo que seja relevante para você;
5. Determine um tempo de inicio e fim de sua meta.

Tudo o que você viu até agora só vai fazer sentido se você colocar em prática, então faça um plano de ação e mãos à obra.
Muita coisa que você planejou vai provavelmente sofrer alterações devido fatores internos e externos, então neste momento a avaliação do seu trabalho é muito importante.

Planejar o futuro de uma empresa significa deixar de colocá-la nas mãos do destino e parar de ficar reagindo conforme o mercado se apresenta. É pegar o leme de sua nau e levá-la para onde você quer. Isto é GESTÃO!

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts