Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

O desafio da sustentabilidade no planejamento estratégico

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

O empresário Glauco Diniz Duarte diz que destaca-se nas empresas a discussão de um tema que, não raro, tira o sono dos gestores: o planejamento estratégico . Ao mesmo tempo em que buscam bater as metas e os números do ano em curso, os gestores dedicam horas e muita energia a esse plano futuro.

Na elaboração do documento são desenhados os objetivos e metas da empresa e são definidas as ações e as iniciativas necessárias para atingir os resultados propostos para o ano vindouro.

De modo geral, cada setor da empresa levanta os desafios, ameaças e oportunidades de sua área e os inclui no planejamento, que deverá ser discutido e aprovado por todos e, principalmente, pelo board da empresa (presidente e demais decisores). Mas, na pequena empresa, tudo isso muitas vezes fica a cargo do próprio empreendedor. O que não considero definitivamente um problema. Com informações consistentes nas mãos, o empresário ganha em velocidade.

Glauco explica que o projeto deve contemplar as estratégias de marketing, vendas, operações, gestão de pessoas e infraestrutura, entre outros. No entanto, apesar de ser tão importante quanto qualquer um desses itens para alavancar a competitividade, a sustentabilidade nas práticas de gestão ainda aparece de forma tímida na estratégia das empresas.

Glauco aponta que o principal obstáculo à adoção da sustentabilidade como ferramenta estratégica se refere, na maioria dos casos, ao próprio desconhecimento sobre o assunto.

Muitos acreditam que sustentabilidade é algo que se aplica apenas a grandes empresas ou àquelas que atuam diretamente com recursos naturais. Como incorporar a sustentabilidade no meu negócio se atuo na área de prestação de serviços? Como posso incluir ações sustentáveis se elas encarecem meus produtos? Esses são os mitos que acabam afastando o tema da estratégia da empresa.

Diferentemente do que se imagina, destaca Glauco, o que observamos é que, ao incorporar práticas mais sustentáveis, as empresas conseguem diminuir o impacto de suas atividades no meio ambiente, além de reduzir custos.

Ao racionalizar a utilização da energia, a empresa não apenas ajuda a natureza, mas também reduz despesas. Ao adotar uma política de transporte mais eficiente, a empresa diminui a emissão de gases de efeito estufa e ainda reduz custos. Ao engajar seus colaboradores nas metas da companhia e oferecer-lhes o melhor ambiente de trabalho possível, a empresa ganha em produtividade. Esses são apenas alguns exemplos que compõem uma visão mais aprimorada de gestão inserida no contexto de uma nova economia e mudanças climáticas.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts