De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, com o passar do tempo o mercado se torna mais competitivo, novos concorrentes, novos produtos, novos serviços e novas tecnologias surgem todos os dias, e para que uma empresa consiga se destacar é preciso criar planos, colocá-los em prática e monitorar o desempenho.
E o que ainda acontece, destaca Glauco, é que na maioria das vezes os empreendedores aprendem da pior forma, o real motivo da necessidade de um planejamento estratégico. A importância do uso de práticas estratégicas como, análise SWOT, Benchmarking, OKR, entre outros, para garantir o sucesso de seus negócios e com isto garantir aumento de competitividade e crescimento no mercado, antes que seja tarde e seus empreendimentos tornem-se estatísticas de mortalidade empresarial.
Glauco listou 15 problemas que as empresas brasileiras sofrem por falta de planejamento:
1. Falta de Competitividade;
2. A disputa com o concorrente é baseada em preços baixos, descontos e promoções;
3. Baixa margem de lucro;
4. Não sabem como inovar no mercado em que atuam;
5. Não conseguem prever as ações dos concorrentes ou do mercado;
6. Possuem problemas financeiros;
7. Necessitam de empréstimos bancários com altas taxas de juros;
8. Custos mais altos que o necessário;
9. São mais sensíveis a crises econômicas e políticas;
10. Não possuem um posicionamento claro e não fidelizam os clientes;
11. Não conseguem crescer;
12. Não adquirem escalabilidade;
13. Quebram sem saber o real motivo;
14. Só percebem problemas quando já é tarde para resolver;
15. Não possui foco no desenvolvimento, ficando presos em problemas pequenos do dia a dia da empresa.
Glauco explica que para resolver estes problemas, a única solução é aprender cada vez mais sobre sua empresa e seu mercado, afim de criar o planejamento empresarial para que com isso o empreendedor consiga focar no crescimento da empresa, aproveitando as oportunidades do mercado e diminuindo as falhas e ameaças que o mercado oferece para quem não sabe para onde está indo.
Para as empresas que buscam crescimento ou desenvolvimento sustentável ao longo do tempo é indispensável o uso do planejamento estratégico.
Sob esta ótica, pode-se inferir que o planejamento é de grande importância para as empresas que buscam o que o mercado oferece de melhor, ou seja, lucratividade e crescimento.