Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

15 problemas que as empresas brasileiras sofrem por falta de planejamento

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, com o passar do tempo o mercado se torna mais competitivo, novos concorrentes, novos produtos, novos serviços e novas tecnologias surgem todos os dias, e para que uma empresa consiga se destacar é preciso criar planos, colocá-los em prática e monitorar o desempenho.

E o que ainda acontece, destaca Glauco, é que na maioria das vezes os empreendedores aprendem da pior forma, o real motivo da necessidade de um planejamento estratégico. A importância do uso de práticas estratégicas como, análise SWOT, Benchmarking, OKR, entre outros, para garantir o sucesso de seus negócios e com isto garantir aumento de competitividade e crescimento no mercado, antes que seja tarde e seus empreendimentos tornem-se estatísticas de mortalidade empresarial.

Glauco listou 15 problemas que as empresas brasileiras sofrem por falta de planejamento:
1. Falta de Competitividade;
2. A disputa com o concorrente é baseada em preços baixos, descontos e promoções;
3. Baixa margem de lucro;
4. Não sabem como inovar no mercado em que atuam;
5. Não conseguem prever as ações dos concorrentes ou do mercado;
6. Possuem problemas financeiros;
7. Necessitam de empréstimos bancários com altas taxas de juros;
8. Custos mais altos que o necessário;
9. São mais sensíveis a crises econômicas e políticas;
10. Não possuem um posicionamento claro e não fidelizam os clientes;
11. Não conseguem crescer;
12. Não adquirem escalabilidade;
13. Quebram sem saber o real motivo;
14. Só percebem problemas quando já é tarde para resolver;
15. Não possui foco no desenvolvimento, ficando presos em problemas pequenos do dia a dia da empresa.

Glauco explica que para resolver estes problemas, a única solução é aprender cada vez mais sobre sua empresa e seu mercado, afim de criar o planejamento empresarial para que com isso o empreendedor consiga focar no crescimento da empresa, aproveitando as oportunidades do mercado e diminuindo as falhas e ameaças que o mercado oferece para quem não sabe para onde está indo.

Para as empresas que buscam crescimento ou desenvolvimento sustentável ao longo do tempo é indispensável o uso do planejamento estratégico.

Sob esta ótica, pode-se inferir que o planejamento é de grande importância para as empresas que buscam o que o mercado oferece de melhor, ou seja, lucratividade e crescimento.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts