Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

A importância da singularidade no processo de Planejamento Estratégico

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o Planejamento Estratégico é um processo gerencial para a evolução da organização. Para isso, traça objetivos, por meio de estratégias subdivididas em planos de ação para sua execução, onde se leva em conta as condições internas e externas da empresa. No entanto, no exercício prático, muitas empresas nem sempre conseguem priorizar tudo ao mesmo tempo. Esse é um dos grandes problemas identificados no Planejamento Estratégico nas organizações.

Glauco conta que há um tempo ouviu durante o processo de formulação de Planejamento Estratégico um consultor frisar muito na palavra: “singularidade”. Mas o que é isso? Falar em singularidade em um processo tão complexo? Foi aí que me dei conta da importância dessa palavra, que significa “qualidade do que é singular”. Embora seja tão simples muitas organizações fazem seus planejamentos de forma totalmente contrária, “sofrem” para fazer seu planejamento, pois acreditam que podem abraçar todas as estratégias que aparecem e esperam conseguir fazer tudo, ao mesmo tempo, com todas as pessoas envolvidas, independente do tempo que elas dispõem. Esse é o grande erro das organizações, e foi dessa maneira que entendi a palavra singularidade. É necessário pensar mais simples, definir onde atacar primeiro. Devemos fazer escolhas, para que possamos singularizar o processo.

Segundo Glauco, algumas sugestões ajudam na singularidade do processo de Planejamento: faça a análise da matriz SWOT e classifique-a de maneira a identificar os pontos mais críticos da sua organização; é importante priorizar as estratégias, de preferência você deve escolher entre 5 e 8 por ano, não mais do que isso; eleja líderes competentes para executar as estratégias; o líder deverá compor uma equipe de trabalho para desenvolver a estratégia; trabalhe com gerenciamento de projetos, e para cada estratégia eleja líderes diferentes; controle e gerencie as ações; realize reuniões mensais para saber se as estratégias estão evoluindo; pare a cada três meses, para uma reflexão se os objetivos estratégicos estão sendo atingidos; e lembre-se que estratégias não são eternas, elas tem início, meio e fim.

Não leve essas sugestões acima como um ciclo completo de planejamento, mas considere que são pontos muito relevantes. Não somos super heróis para fazer tudo ao mesmo tempo e termos sucesso em todas as nossas atividades. Se tivermos muitas estratégias e não priorizarmos as principais, se a estrutura para executar for pequena, não chegaremos a lugar nenhum e estaremos predispostos a fracassar no trabalho estimado durante o ano inteiro. Lembre-se da singularidade do processo de Planejamento, quanto mais objetivo e singular, maiores as chances do processo atender nossos objetivos.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts