De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o planejamento estratégico é uma ferramenta gerencial que auxilia os empresários a determinarem as ações necessárias para atingir os objetivos organizacionais.
Por meio do planejamento estratégico é possível também analisar os pontos fortes e fracos da empresa e a sua relação com as oportunidades e ameaças do ambiente externo. No entanto essa ferramenta gerencial é pouco usada por micro e pequenas empresas, seja por não conhecer a metodologia do planejamento estratégico, ou por características específicas da gestão dessas empresas.
Portanto, destaca Glauco, é necessária uma abordagem menos complexa dessa ferramenta para facilitar sua utilização pelo pequeno empresário.
Atualmente diante da crescente competitividade e ao avanço tecnológico contínuo é necessário que as organizações estejam atentas às mudanças constantes do ambiente, para que possam definir as melhores estratégias e continuarem competitivas no mercado. De acordo com Glauco, a maior parte das empresas falha em seus primeiros anos pois não fazem um planejamento estratégico para o negócio. Por isso os empreendedores não sabem em quais atividades devem focar e onde precisam investir.
Todas as organizações adotam estratégias, muitas vezes não há um planejamento formal elaborado, porém as estratégias estão implícitas. Em algum momento os administradores ou gestores têm que tomar decisões acerca da aplicação dos recursos e determinar as ações necessárias para atingir os objetivos da empresa.
O planejamento estratégico é, portanto, uma importante ferramenta gerencial que auxilia na tomada de decisão e na previsão dos cenários futuros. O planejamento é essencial em qualquer corporação, pois por meio dele a empresa pode antever as mudanças do mercado e preparar-se para enfrentá-las.