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Objetivos estratégicos da empresa segundo a perspectiva financeira

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a mais recorrente perspectiva financeira de uma empresa é aumentar a receita. O primeiro passo para se conseguir esse aumento da receita é priorizando o planejamento estratégico, adotando uma atitude de planejamento – ao invés de uma atitude puramente reativa (curto prazo) -, alinhada a gestão cotidiana e aos indicadores estratégicos. Como fazer isso?Primeiro traçando o diagnóstico profundo da companhia e, claro, conhecendo seus objetivos.

O tempo necessário para se conseguir esse aumento de receita, é uma das primeiras perguntas dos empresários, e, depende muito da disponibilidade da diretoria, na implantação das soluções sugeridas.
O controle de despesas faz parte do processo. Pode-se controlar custos atuando em diversas áreas, como por exemplo, na conta de água, reutilizando a água da cloragem de frutas, verduras e legumes para a limpeza do chão da cozinha. Porém um dos custos mais importantes e impactantes no DRE (demonstrativo de resultado do exercício) esta no controle de estoque. Em tempos de crise essa é uma questão ainda mais importante.

Mas em linhas gerais, destaca Glauco, o empresário deve ter em mente que a questão do aumento da receita não passa de forma vital pelos “cortes”, mas sim pelas mudanças nos processos.

O Capital de giro empregado são os bens da empresa que podem ser transformados em capital (dinheiro), em curto prazo. Por exemplo, mercadorias em estoque, aquisição de matérias primas. Dentre os pontos fortes para aumentar a lucratividade estão: negociação com os fornecedores, desenvolvimento de cardápios, fichas técnicas, entre outros. Controla-se o capital de giro empregado, fiscalizando a movimentação do estoque (entradas e saídas).

Nesse quadro, a produtividade deve ser melhorada. Vale destacar que produtividade pode ser definida como a quantidade de produtos feitos por hora ou por uma pessoa. Para medir essa produtividade são utilizados alguns indicadores, como: a quantidade de tarefas programadas contra as tarefas executadas, ou a diminuição de tour over.

Segundo Glauco, o aumento da produtividade passa necessariamente por:
• identificação das falhas;
• investimentos em capacitação e treinamento de colaboradores;
• criação de um bom ambiente de trabalho (infraestrutura e equipamentos);
• interação com clientes (SAC, atendimento eficaz e eficiente);
• manutenção der canais de comunicação com funcionários sempre abertos;
• motivação dos colaboradores.

Esses são alguns dos ingredientes necessários para que se possa oferecer soluções às empresas de alimentação. Soluções que envolvam padronização de receitas, cardápios com baixo custo, treinamento e motivação da equipe.

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