De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte todo empresário bem sucedido domina o SWOT; o termo tem origem em inglês e não foi traduzido, mas suas siglas representam forças (Strengths) e fraquezas (Weaknesses) e oportunidades (Oportunities) e ameaças (Threats). Além disso, o SWOT se divide na implementação dos pontos descritos em sua sigla, temos as Forças e Fraquezas estudadas no Ambiente Interno da empresa, enquanto Oportunidades e Ameaças pedem por uma atenção mais externa.
Ambiente Interno: como mencionado anteriormente, destaca Glauco, é nele que podemos identificar os pontos fortes de nossa empresa e suas fraquezas; é importante conhecer e dominar ambos para evitar surpresas e imprevistos financeiros.
Forças:
Boa imagem;
Qualidade do produto;
Baixo custo;
Parcerias;
Distribuição adequada e eficiente;
Liderança de mercado;
Competência;
Tecnologia própria.
Fraquezas:
Falta de direção ou estratégia;
Pouco investimento em inovação;
Distribuição limitada;
Alto custo;
Problemas operacionais;
Falta de experiência da administração
Falta de formação dos funcionários.
Ambiente Externo: Glauco diz que um estudo detalhado da concorrência e das oportunidades do mercado são uma ótima maneira de manter sua empresa atualizada e sempre à frente dos concorrentes, destacando-se em sua área de atuação.
Oportunidades
Crescimento de mercado;
Abertura estrangeira;
Novas tecnologias e usos do produto;
Concorrente com dificuldades
Novos métodos de distribuição.
Ameaças
Recessão;
Nova tecnologia que a sua empresa não domina;
Barreiras com comércio exterior;
Novas estratégias dos concorrentes;
Aumento da regulamentação acerca do seu produto;
Desempenho negativo das empresas associadas.
Para compreendermos como o SWOT pode ser sinônimo de um bom planejamento estratégico, precisamos parar e nos fazer a seguinte pergunta:
Como vencer em cada área que seu negócio pretende atuar?
Glauco explica que para se atingir uma resposta clara a essa questão, é necessário questionar-se ainda mais. Afinal, o sucesso está reservado a quem sabe fazer perguntas corretas, não somente a quem conhece as respostas.
Qual o caminho e a orientação da concorrência?
Anote tudo. Cada movimento de mercado deve ser observado e analisado para que se tenha em mãos tudo o que acontece com sua empresa e seja possível evitar sustos financeiros mais tarde – ou ao menos descobrir sua origem e evitar que se repitam no futuro.
Quais são as iniciativas dos concorrentes e como reagir a elas?
Se seu concorrente está descobrindo novos usos do produto, ou fazendo promoções, ou produzindo a um custo menor, estude maneiras de elevar sua marca a um patamar superior.
Como desenvolver meu negócio?
Lembre-se: desenvolvimento é diferente de crescimento. Não basta crescer sem saber o que fazer com isso. Crescimento, um dia chega ao auge, desenvolvimento está em constante transformação; para que se possa “desenvolver” seu negócio, é preciso estar sempre atento a concorrência e estudando maneiras de se posicionar no mercado.
Qual a melhor posição a ser adotada em longo prazo?
Acredite. Às vezes, ser líder de mercado não é a posição mais vantajosa para seu negócio. Existem empresas que procuram sempre estar em segundo ou terceiro lugar porque essa posição atende às suas capacidades de compras, vendas e estoque. Se você não conhece bem seu controle financeiro, você não obterá êxito nesta questão.