De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, em um mundo em forte transição e mudança onde a competitividade é a base fundamental do sucesso ,as organizações de hoje requerem contínua mudança interna ,inovação e renovação com isso o estudo do comportamento organizacional vem chamando atenção e ganhando espaço dentro das organizações.
Segundo Glauco, trata-se de um conjunto de comportamentos e atitudes praticadas pelas pessoas que compõem a empresa, tanto funcionários quanto seus diretores com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional, e o impacto que tais condutas e costumes têm sobre o andamento e desenvolvimento da organização.
Os funcionários de uma empresa podem ser a mola mestra da inovação e da mudança ou podem ser uma barreira poderosa contra elas, o grande desafio sentido pelos diretores é estimular a criatividade e a tolerância à mudança. O estudo do comportamento organizacional vai arraigar muitas ideias e técnicas para ajudar na realização desse objetivo.
Para Glauco é preciso trabalhar na melhoria das habilidades humanas: Motivação, liderança, treinamento, satisfação com o trabalho, avaliação de desempenho, comunicação eficiente, estimulando a inovação e a mudança.
Com isso facilitará para os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, melhorando seu comportamento ético. Pois o maior diferencial competitivo de uma organização é o seu Capital Humano. Além de construir um time de alta performance através da captação os melhores talentos é preciso geri-lo com assertividade para obtenção de resultados extraordinários.