Um dos objetivos de qualquer empresa é gerar resultados que mantenham suas operações, gere empregos e remunere os sócios e investidores. Para tanto, é necessário traçar um planejamento estratégico não apenas nos momentos de crise, defende o empresário Glauco Diniz Duarte. Para ele, o sucesso do empreendimento depende de um bom plano de negócio, elencado através de uma série de fatores, como definir prioridades, concentrar energia e recursos, fortalecer as operações, entre outros.
“Sabemos que isso é possível, já que inúmeras empresas estão operando e atraindo clientes para seus produtos e serviços. Porém, é muito difícil ter uma boa ideia de negócio que seja sustentável. Quando temos, pode ser complicado colocar no papel e atrair investidores. Por outro lado, existem empreendedores que já possuem uma empresa e que nesse momento de estagnação econômica podem estar enfrentando dificuldades em manter a empresa funcionando. Nessa situação, ter um bom planejamento no mercado é crucial para alcançar os resultados esperados”, ensina Glauco.
Glauco detalha que planejamento é algo corriqueiro no dia a dia, mesmo que não haja percepção das pessoas. Ele cita o simples ato de fazer compra no supermercado ou de preparar um jantar para os amigos. Na administração de uma empresa não é diferente. É preciso de um plano estratégico para administrar bem o seu negócio, como direcionar os esforços para aquilo que realmente é importante: onde investir os recursos, o tempo, capital humano e, sobretudo, o dinheiro”, aponta Glauco.
PLANEJAMENTO
Glauco explica que planejamento estratégico é uma atividade de gestão empresarial usada para definir prioridades, concentrar energia e recursos, fortalecer as operações, assegurar que os funcionários e outras partes envolvidas estejam trabalhando na direção dos objetivos comuns da empresa e avaliar e ajustar a direção da organização em resposta a um ambiente em mudança. “É um esforço disciplinado que produz decisões fundamentais e ações que moldam e orientam o que uma empresa é, para que serve, o que faz e por que faz, com um foco no futuro”, define.
“O Plano Estratégico é o resultado, um documento usado para comunicar os objetivos da empresa, as ações necessárias para atingir esses objetivos e todos os outros elementos críticos desenvolvidos durante o exercício de planejamento”, acrescenta Glauco.
Glauco ressalta que tal ação até parece fácil, mas pode ser o contrário. Algumas pessoas observam a si mesmos como elas querem ser vistas e não como os outros realmente as veem. Para as empresas, isso não é diferente. Para se ter um retrato exato de seu negócio, é fundamental a realização de consultorias e pesquisas externas e internas com o objetivo de compreender claramente o mercado, o ambiente competitivo e as competências da sua empresa, ou seja, aquelas ainda não percebidas”, orienta.