De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte a competitividade no mercado atual é crescente – para obter destaque, é fundamental que os gestores sejam altamente estratégicos nas e para as organizações. Nesse sentido, o conceito “gestão estratégica” deve permear quem almeja o sucesso, independentemente da área ou das atividades que desenvolve. Mas você sabe o que de fato é a gestão estratégica nas corporações e sua importância para o desempenho de negócios de todos os setores e portes no mercado?
O que é gestão estratégica
Segundo Glauco, apesar de ser bastante confundida com o planejamento estratégico, a gestão estratégica compreende uma série de táticas de avaliação, gestão e respectivas ferramentas para auxiliar a tomada de decisões corporativas de forma, é claro, estratégica. Ou seja, para obter melhores resultados, os gestores devem se nortear por passos e etapas que contemplem o diagnóstico de situações, o envolvimento da alta gestão nas decisões empresariais, a definição de prioridades e ainda uma visão a longo prazo que englobe observação, acompanhamento, questionamentos e demais questões que auxiliem na identificação de riscos e oportunidades para a definição de ações estratégicas.
Em resumo, a gestão estratégica possui três atividades principais que compõem o processo: análise, formulação e implementação.
A gestão estratégica nas corporações
Em tempos de grande competitividade mercadológica, destaca Glauco, é indispensável aos gestores estarem munidos de informações para que seja possível tomar decisões assertivas para os negócios, conforme a estratégia da empresa. Contudo, para compreender melhor a importância da gestão estratégica, é preciso, antes de tudo, entender o conceito de estratégia.
Estratégia: uma conceituação
Para Glauco o termo “estratégia” pode ser definido como uma série de elementos e recursos utilizados para alcançar os objetivos pretendidos. Ele está alinhado a uma visão futurista em relação às empresas e, por isso, tem como foco o diferencial competitivo em busca do crescimento empresarial. Ou seja, a estratégia se refere ao modo como as ações são pensadas, implementadas e gerenciadas, não onde se quer chegar (o objetivo em si).
Estratégias pretendidas versus realizadas
Quando se trata da gestão estratégica nas empresas, é imprescindível o discernimento entre a pretendida e a realizada. A primeira trata do que é definido pelos gestores para alcançar os objetivos definidos. A segunda, por sua vez, diz respeito às estratégias que de fato foram realizadas para a obtenção dos resultados almejados.
A importância de uma gestão estratégica para o sucesso das empresas no mercado atual
Glauco explica que guiar a sua empresa através de uma gestão estratégica compreende na definição das melhores ações táticas para conduzir os negócios ao sucesso. Diante das diversas opções que seu cliente possui no dia a dia, é preciso lançar mão de um posicionamento estratégico para a geração de valor, em vez de focar apenas na redução dos custos finais para ele. Afinal, o fator preço é visto como indispensável apenas às commodities. No que tange ao mercado, é mais interessante e relevante basear-se em diferenciais competitivos a fim de gerar valor a ser entregue ao consumidor.
Ao utilizar informações reais do negócio para analisar, formular e implementar ações, as chances de diferenciar a sua empresa no mercado ao tomar ações mais certeiras é significativamente maior. Com isso, você saberá exatamente quais artifícios utilizar para gerar valor ao seu consumidor final e, assim, alcançar os objetivos do negócio.