Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

É chegada a hora de planejar as metas de 2017

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

O fim do ano vem chegando despertando nas empresas a necessidade de se planejar para 2017. A promessa de um mercado mais aquecido anima os empresários mas, tratando-se de gestão estratégica , esse é sempre um momento delicado, pois traduzir as expectativas futuras em metas reais exige dos gestores uma visão apurada do negócio, identificando tudo o que já foi realizado, bem como o que precisa ser revisto.

De todo modo, afirma o empresário Glauco Diniz Duarte, ainda que não seja uma das tarefas mais fáceis, o replanejamento é essencial para garantir a sustentabilidade e o sucesso do negócio.
Glauco lista algumas dicas para te ajudar nessa missão. Vamos lá?
1. Considere o contexto atual e as previsões
Após dois anos de crise, o que tudo indica é que o ano de 2017 será o início da recuperação econômica brasileira. Levar esse contexto em consideração na hora de planejar as metas do ano que vem, é fundamental para se estabelecer um plano realista. Seguindo a lógica otimista, se a inflação tende a ser menor, as taxas de juros também serão mais amenas, o que pode representar um estímulo ao consumo. Mas, é muito importante pesquisar como o seu mercado deve se comportar, quais são as tendências, os planos da concorrência e expectativas.

2. Abra espaço para a inovação
Se o cenário não está tão favorável, ou ainda que haja uma melhora mas, ainda não chegou ao ponto ideal, estimule seus colaboradores a pensar em meios diferentes de executar seus processos internos e até mesmo na maneira como sua empresa se posiciona no mercado. Realize brainstorms, crie premiações para ideias inovadoras, estimule as pessoas a pensar “fora da caixa”.

3. Vá além dos números
Ao se dedicar ao planejamento estratégico , não fique preso somente aos números, mas tenha também o cuidado de prever se é necessário otimizar a estrutura, o modelo organizacional, a gestão de pessoas e a comunicação da empresa, visando sempre fortalecer a marca e a imagem da organização no mercado em que atua.

4. Analise o histórico
É essencial que sua empresa faça um movimento de analisar o histórico do último ano, quais foram os acertos e erros, levantando o que pode ser melhorado, os riscos que podem ser mitigados e oportunidades de crescimento. Para tal, conte com a participação dos seus colaboradores que vivenciam no dia a dia as dificuldades do negócio e podem ter ideias criativas para aumentar o faturamento ou otimizar recursos.

5. Capriche nos indicadores, metas e planos de ação
Quando o planejamento é bem feito e a empresa se compromete a executar de maneira eficaz o plano traçado, torna-se mais fácil detectar quais são as estratégias mais eficazes, as que não deram certo e as que sofreram alterações devido à imprevistos. Assim, os gestores conseguem coordenar iniciativas internas e responder com rapidez a oportunidades de mercado e problemas no dia a dia. Por isso, dê uma atenção especial à definição de metas desafiadoras, porém realistas, com indicadores coerentes e planos de ação possíveis de serem cumpridos.

6. Definindo o plano
Com o cenário previsto e o histórico revisado, é hora de traçar os objetivos da empresa para o próximo ano. Além dos objetivos estratégicos, é essencial desdobra-los em metas e ações. Crie um plano de ação com a definição de responsáveis, prazos e orçamento. Procure estabelecer um cenário otimista, um realista e um pessimista. Afinal, é preciso estar preparado para qualquer situação.

7. Apoie-se nas ferramentas de TI
Se você pode otimizar, por que manter as coisas complicadas? Hoje em dia existem diversas soluções de TI que podem otimizar a gestão do negócio e o acompanhamento do planejamento estratégico, garantindo que o que foi planejado, se cumpra.

Uma delas é o software Gestão Estratégica , que pode ser usado para monitorar todos os objetivos desde o nível estratégico, tático e operacional. Com o sistema, toda a estratégia pode ser consolidada em metas, objetivos e projetos. E o melhor, tudo pode ficar disponível em um dashboard , onde todos acompanham os resultados da companhia e se cobram mutuamente, para que as metas sejam cumpridas, criando uma cultura de gestão à vista.

De acordo com Glauco a revisão anual do planejamento é indispensável para o sucesso de qualquer empresa, confrontando a realidade com o que foi planejado e assim, adquirindo conhecimento para reforçar o que deu certo e evitar erros do passado. Um bom planejamento estratégico aliado à criatividade e cautela poderão garantir a sustentabilidade do seu negócio.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts