Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Planejamento Estratégico: como aplicar uma metodologia S.W.O.T.

Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para que as empresas administrem suas relações com o futuro por meio de definição de objetivos e resultados a serem atingidos reduzindo incertezas no futuro.

Para um planejamento eficaz é necessário que o mesmo se sustente pelos pilares da missão, visão e valores que devem ser claros, com bases sólidas, o que implica em vincular o passado com o futuro, buscando um desempenho melhor.

Então surge uma pergunta: Como controlar a performance futura de nossa empresa? Criar cenários tem respondido com eficiência esta pergunta. A projeção de cenários realistas, pessimistas e otimistas inter-relaciona o ambiente com a empresa para o futuro, sendo possível assegurar o posicionamento mais favorável para a empresa.

Segundo Glauco, para entender e realizar tais cenários é essencial a análise do ambiente em que o planejamento estratégico é afetado. Forças econômicas, concorrentes, políticas, legais e reguladoras, socioculturais, tecnológicas e outras, podem influenciar nas metas gerais da empresa. Essas forças, porém, podem criar oportunidades favoráveis, que podem ser traduzidas em metas e objetivos. O planejamento estratégico deve avaliar os recursos e capacidade, financeira e humana disponíveis nas instituições e, como o nível desses fatores poderá mudar no futuro. Podem ser necessários recursos adicionais para se alcançarem a missão e as metas.

Para tanto, identifica-se e diagnostica questões e problemas, podendo evidenciar objetivos e planos alternativos. Em seguida, as vantagens e desvantagens desses objetivos e planos devem ser avaliadas entre si.

A importância em se analisar tanto o ambiente externo quanto os recursos internos está atrelada em que planejamento estratégico é projetado para alavancar os pontos fortes de uma empresa enquanto minimiza o efeito de seus pontos fracos. Se uma análise externa não for bem realizada é difícil saber se as ações propostas podem ser aproveitadas.

A análise S.W.O.T.
Glauco explica que na análise dos ambientes externo e interno, não basta somente levantar dados e informações. É preciso processar e interpretar estas informações. Existem vários métodos para fazer isto. Um método prático e largamente usado é o método S.W.O.T., onde: i) Strenghts (pontos fortes) relaciona-se com as vantagens endógenas do setor; ii) Weakenesses (pontos fracos) refere-se às desvantagens endógenas do setor; iii) Opportunitties (oportunidades), apresenta os aspectos positivos e exógenos do setor que de maneira potencial pode auxiliar no crescimento do setor; e Threats (ameaças) alude aos aspectos negativos exógenos que possam comprometer as vantagens do setor.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts