Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Planejamento estratégico, por que ter um?

Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, hoje em dia sobreviver no cenário empresarial esta cada vez mais difícil, instabilidade política, crises financeiras, juros altos, competitividade acirrada são fatores que contribuem para essa dificuldade. Este cenário é fruto da falta de planejamento de nossos gestores. Esta situação exige mais dos gestores, administradores e empresários, exige mais planejamento, onde as empresas que estiverem melhores preparadas irão sobreviver e perpetuar no mercado. As empresas precisam se organizar e definir suas metas e objetivos, quais os caminhos a percorrer para alcançar os resultados esperados e até mesmo planejar como contornar uma situação desfavorável.
Por trabalharem sempre na pressão, na correria, os profissionais estão fazendo apenas o essencial, não agem fora da caixa, não fazem nada de diferente, não conseguem executar as atividades da melhor forma e nem fazem seu melhor, pois agem como bombeiros, sempre apagando incêndios, entregam tudo na última hora, nem conferem o que estão entregando. Trabalham, trabalham e terminam o dia exaustos, mas com sensação como se não tivessem produzido nada, acaba por ficarem frustrados e sobrecarregados.
Dai me pergunto, falta de tempo ou falta de planejamento?
Segundo Glauco, quando não se planeja, não se sabe aonde quer chegar e quando não se sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve não se tem um local específico ou caminho definido, isso exigirá mais da pessoa que estiver conduzindo a situação, ocasionando em perca de tempo e atraso. Uma das vantagens do planejamento, é que você estabelece metas, traça um caminho a seguir, simula alguns cenários que possam ocorrer, estabelece técnicas ou métodos para contornar essas adversidades, prevê possíveis oportunidades ou problemas e de acordo com seus conhecimentos ou com a ajuda de terceiros, pode traçar formas de minimizar o impacto, no caso se for negativo, já no caso se for impacto positivo, consegue potencializar as oportunidades e obter melhores resultados.
Mas afinal, por que ter um planejamento estratégico pode fazer a diferença?
Glauco diz que o planejamento faz com que a empresa seja impulsionada na direção certa, trabalha hipóteses e auxilia para que a organização possa se antecipar às ameaças e construir cenários de oportunidades e melhorias. Pautado por esses cenários, onde com profundidade e clareza, as empresas possam construir uma base de informações sólida que auxilia os gestores para tomada de decisões no presente, com base no passado e projetando o futuro.
As empresas que possuem planejamento estratégico agem com excelência, seus resultados e indicadores são melhores do que os de seus concorrentes, sua eficiência e produtividade são maximizados, seus produtos tem mais qualidade e se sobressaem no mercado.
O planejamento estratégico deve ser revisado a cada seis meses ou no máximo a cada ano, pois os cenários estão se alterando em um espaço menor de tempo, para não ser pego de surpresa, os gestores devem fazer esse acompanhamento bem próximo, as estratégias precisam estar alinhadas e integradas por todos da equipe, esse acompanhamento é necessário para saber se a empresa está em dia com seu planejamento e se os resultados estão sendo satisfatórios ou se a empresa deve alterar algum elemento de seu planejamento.
Diante do cenário formado e baseado nas informações que os gestores conseguirem analisar, os mesmos podem concentrar os esforços nos pontos críticos do negócio. Então conseguir ter um equilíbrio da empresa como um todo.
O planejamento estratégico também tem seus pontos fracos, o planejamento trabalha com hipóteses, cenários que possam vir a ocorrer, não trabalha com o real, concreto. Mas a ausência dele é seu pior inimigo para uma gestão eficiente e sustentável.
Por fim, destaca Glauco, o planejamento, se bem aplicado, torna-se uma ferramenta capaz de elevar os resultados e indicadores das empresas, pois atua como instrumento de acompanhamento, comunicação, crescimento e desenvolvimento contínuo. Para que o planejamento seja executado e concluído e ainda apresente os melhores resultados, é necessário integrar toda equipe e setores, definir quem vai fazer, o que será feito, como será feito, quando será feito e quanto custará para ser realizado. Dessa forma, diante de tantas oscilações, podemos definir que a empresa que deseja ter sucesso, terá de ser flexível, ter capacidade para ajustar seu perfil às necessidades do mercado e não se esquecer de planejar, executar, monitorar e controlar.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts