Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Por que o Planejamento Estratégico?

Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, muitas empresas buscam desenvolver o seu planejamento estratégico através de suas perspectivas, ou seja, suas próprias opiniões, isso é muito mais que suas informações internas. Mas como isso é desenvolvido realmente? Qual a importância dentro de uma organização? Por que temos que planejar? E como vamos planejar?

Segundo Glauco, a primeira preocupação que um gestor deve ter com a vida financeira da empresa é saber como realmente está o seu planejamento e qual são os seus objetivos. Parece que abrir uma empresa e adquirir um capital é fácil e simples de gerenciar, logo visa o lucro e não a sua consolidação no mercado em que atua, esquecendo-se de suas prioridades para o desenvolvimento empresarial consolidado.

A estratégia deve ter um posicionamento definido para onde quer e para onde ir. As empresas devem buscar alguns pontos estratégicos, como:
1) Fornecer produtos de ponta;
2) Buscar excelência profissional e operacional;
3) Intimidade com o cliente;

Geralmente os gestores buscam efetividade em todos os pontos específicos para o negócio, equivocadamente opta por esse caminho e acabam destruindo toda a capacidade de mercado e sua vida financeira. Então qual seria o caminho oportuno?

Glauco explica que o inicio de um planejamento estratégico bem definido, depende de como cada empresa adota seu gerenciamento sendo necessário para a vida do negócio. Mas, como seria o inicio desse planejamento? Quais são as oportunidades e ameaças atuais e futuras de sua empresa? Que mudanças, tendências ou descontinuidades podem afetar positivamente ou negativamente o sucesso de sua empresa?

Quais os seus pontos fracos e pontos fortes? O que pode melhorar hoje e futuramente? Em que setor você precisa mudar ou alterar algo importante para o bom desenvolvimento do negócio? Qual é a sua visão? E sua razão? Ainda, e sua missão? E suas estruturas de marketing? E sua análise externa e interna? E sua análise de mercado? E o seu mapeamento dos processos, está alinhado? Enfim, são inúmeras as opções de itens de um planejamento, a conjuntura de todo o processo gera uma uniformidade clara e contínua aos olhos dos gestores.

Glauco não existe uma “receita de bolo” e sim uma grande obra de arte do gestor. O processo é bem claro, pois o gestor tem que estar alinhado com todo o processo e inclusive com a iniciação da estratégia para a invenção, criação, promoção e ajustes, ou seja, um processo contínuo e de melhorias.

Glauco frisa que um planejamento estratégico tem que ser muito bem definido, e com possíveis alterações e variáveis do que poderá ocorrer durante o período de ação do planejamento, abrir uma empresa é gerir com capacidade e conhecimento de toda a administração da corporação.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts