De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, engajar as partes interessadas no alcance dos objetivos estratégicos é um dos principais desafios enfrentados pelas organizações modernas. As partes interessadas constituem-se de pessoas ou organizações que influenciam ou são influenciadas pelas atividades da organização: colaboradores, acionistas, diretores, fornecedores, clientes, órgãos governamentais, dentre outros.
Glauco explica que empresários e gestores sabem que o sucesso de uma boa estratégia converge em uma boa execução, e que esta boa execução depende do quão envolvidas as pessoas estão neste processo, principalmente, líderes e colaboradores. É neste sentido que o gerenciamento das partes interessadas surge como uma importante técnica para auxiliar as organizações a alcançar os objetivos definidos no planejamento estratégico.
A seguir Glauco lista os primeiros passos para usar o gerenciamento das partes interessadas como instrumento para garantir a eficácia do seu planejamento estratégico.
Identifique as partes interessadas do negócio
Para Glauco o primeiro passo é identificar as partes interessadas associadas ao seu negócio, o que significa conhecer todas as pessoas ou organizações que podem ajudar ou atrapalhar o planejamento da organização. Você pode iniciar pelas partes interessadas mais próximas ao negócio, como gestores, líderes, colaboradores, acionistas, principais clientes e fornecedores.
O objetivo é que você possa identificar, analisar e classificar as partes interessadas de acordo com sua importância, principais expectativas e requisitos de desempenho. As partes interessadas mais importantes são identificadas logo neste primeiro momento, contudo este é um processo iterativo, ou seja, deve acontecer durante toda execução do planejamento estratégico.
Planeje o gerenciamento das partes interessadas
Após esta identificação é importante que você desenvolva estratégias apropriadas de gerenciamento buscando garantir o engajamento das partes interessadas nas atividades desenvolvidas pela organização.
Planejar o gerenciamento das partes interessadas é muito importante, pois, na prática, os interesses das pessoas em relação ao planejamento estratégico mudam com o decorrer do tempo e se a organização não determinar como irá gerenciar estas mudanças poderá sofrer impactos negativos em seus resultados.
Gerencie o engajamento das partes interessadas
Segundo Glauco, com as estratégias de gerenciamento elaboradas chegou o momento de se comunicar e interagir com as partes interessadas visando atender às suas necessidades e expectativas e consequentemente promover o engajamento apropriado delas no planejamento da organização.
Este é o momento em que a organização coloca todo planejamento em prática, também é o momento em que surge a maioria dos desafios. Onde a organização percebe que o executado está fora do que foi planejado, os planos de ação não são cumpridos, os colaboradores se desmotivam e os fornecedores não cumprem com o combinado.
Neste sentido, gerenciar o engajamento das partes interessadas significa tomar decisões difíceis em momentos difíceis.
A vantagem é que a organização já conhece boa parte delas, o que pode até certo ponto reduzir surpresas causadas por pessoas ou organizações não identificadas.
Monitore e controle o gerenciamento das partes interessadas
Por isso é importante para organização monitorar e controlar o engajamento das partes interessadas. Neste contexto, monitorar significa realizar um acompanhamento de como a organização se relaciona com as partes interessadas. Já controlar significa realizar ajustes na estratégia para engajar as partes interessadas, eliminar as resistências e aumentar o suporte ao planejamento estratégico da organização.