Empreender com tamanha crise que assola o Brasil? Para o empresário Glauco Diniz Duarte, é o momento dos empreendedores mostrarem seu talento. Ele afirma: “o momento atual de crise no Brasil está fechando muitos empreendimentos. Mas também está proporcionando a oportunidade rara de grande crescimento para quem realmente é inovador e atento ao seu negócio”. Portanto, atenção redobrada, empreendedores!
Empreender, inovar e cumprir promessas
Segundo Glauco, o empresário de sucesso geralmente é um generalista. Ser generalista não significa conhecer superficialmente um pouco de tudo. Significa ter uma visão da empresa como um todo e conhecer muito bem como funcionam todas as cadeias produtivas. A visão holística do empreendimento é necessária para a empresa crescer. A tomada de decisão deve ser descentralizada quando o assunto re¬quer conhecimento técnico. Entretanto, deve ser centralizada quando a questão for referente à ins¬tituição como um todo.
O maior patrimônio do dono do negócio é a confiança na sua pala¬vra. Por isso, evite mal-entendidos. Deixe sempre as regras claras e cumpra-as sem que haja a necessidade da interferência de terceiros. Parece óbvio, mas muitos empreendedores criam constrangimentos por se esquecerem de compromissos acertados. A falta do cumpri¬mento da palavra empenhada desmoraliza o empresário diante de to¬dos. Tanto clientes, quanto funcionários.
“Tudo aquilo que for planejado deve ser revisado continuamente para que eventuais ajustes sejam feitos”, afirma Glauco.
E isso não é apenas referente a assuntos financeiros. Promessas “me¬nores”, como “Ligarei para você na semana que vem!”, quando não cumpridas, também decepcionam e abalam a confiança no dono do negócio. Não julgue o que deve ou não ser cumprido. Quando pro-meter, cumpra!
Faça um planejamento estratégico
Outro ponto crucial para o sucesso do empreendimento é a inovação. Ao planejar, esboçamos o caminho a seguir e concentramo-nos no foco estabelecido. Assim, um bom planejamento estratégico funciona como a bússola de uma empresa. Tudo aquilo que for planejado deve ser revisado continuamente para que eventuais ajustes sejam feitos.
Infelizmente, muitos empresários ainda não acreditam totalmente na necessidade de um planejamento estratégico. Pensam que agilidade e eficiência são suficientes para a resolução de todos os problemas. Os gestores dessas organizações tomam providências, assumem responsabilidades, mudam alguns procedimentos, tentando melhorar a empresa. Porém, não seguem uma estratégia. Vaga-se por diversas formas de caminho que se revelam destrutivos a longo prazo.
A estratégia importa sim, e muito. As empresas com bom planejamento estratégico mantêm um bom desempenho por um longo período de tempo. A falta de estratégia é uma das principais razões das crises. Nenhuma empresa deve crescer a qualquer preço. O empreendedor deve respeitar um limite fundamental: a manutenção da qualidade, ponto alto do seu negócio.
Fórmula para garantir o seu negócio
Pense sempre na empresa como algo separado de você. Trabalhe pela empresa e não na empresa. Faça as seguintes perguntas: Como posso fazer a minha empresa funcionar bem, mesmo quando eu não estiver? Como fazer meu pessoal trabalhar bem e atento sem que eu interfira constantemente?
Empreender com inovação e planejamento estratégico é a fórmula mais sensata para garantir a permanência do seu negócio, mesmo num quadro de crise e oscilações financeiras.
Durante a crise em que o Brasil está passando, as cartas do baralho estão sendo misturadas e distribuídas novamente. As pessoas estão abertas para as novidades apresentadas pelas empresas e muito atentas na relação custo x benefício. O momento atual de crise no Brasil está fechando muitos empreendimentos. Mas também está proporcionando a oportunidade rara de grande crescimento para quem realmente é inovador e atento ao seu negócio.