De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, ao realizá-lo, é fundamental levar em consideração todos os fatores que possam influenciar a empresa, sejam eles internos ou externos. O planejamento estratégico será o responsável por orientar as decisões globais e fornecer direções específicas para todas as áreas como financeira, marketing, entre outras.
Por isso, destaca Glauco, deve-se conhecer bem a empresa e todo o cenário no qual está inserida. Somente assim é possível alcançar resultados favoráveis.
Glauco lista abaixo tudo o que você precisa saber para criar um planejamento estratégico perfeito para a sua empresa. Confira a seguir!
Defina todas as diretrizes organizacionais
Antes de planejar as tarefas da empresa, definir o que deve ser feito e as metas que devem ser alcançadas, é muito importante que atentar-se a alguns detalhes:
O que é a empresa?
Quais são os serviços ou produtos que serão oferecidos?
O que se deseja alcançar?
Quais são os princípios mais importantes do negócio?
Somente com essas informações é possível definir a missão, visão e os valores da empresa. A missão representa a sua razão de ser, a visão é o que norteia o negócio e os valores são todos os princípios e convicções que devem ser seguidos para alcançar as metas.
Para elaborar um planejamento estratégico, é imprescindível que a empresa tenha definido muito claramente cada uma dessas informações. Elas são instrumentos fundamentais para a gestão e o plano de negócios e, sem elas, é impossível traçar o futuro e os objetivos estratégicos da empresa.
Determine as metas a serem alcançadas
Definido esse trio de informações que será responsável por nortear a empresa durante toda a sua operação, agora é preciso determinar quais são os objetivos a serem alcançados. As metas devem ser distintas, algumas definidas para curto prazo, outras para longo.
São elas que vão mostrar quais são os resultados esperados. Por isso, jamais podem ser deixadas de lado quando se deseja planejar o negócio e definir posicionamentos estratégicos.
Identifique o público
Definidos todos os princípios da empresa e sabendo quais são os objetivos a serem alcançados, agora é preciso saber para quem vender ou para quem serão destinados os serviços a serem prestados. Para planejar bem a empresa é fundamental identificar claramente qual será o público mais interessado no negócio.
Conhecendo as pessoas que podem ser eventuais clientes consegue-se desenvolver melhores estratégias de marketing, criar formas de relacionamento e oferecer exatamente o que o público procura. Lembre-se, quanto mais se conhece o cliente, mais acertadas são as decisões e, com isso, melhores os resultados.
Realize uma pesquisa de mercado
Como foi citado, ao elaborar o planejamento estratégico da empresa é necessário levar em consideração não somente os fatores internos, mas também os externos — cenário econômico, concorrência, clientes, fornecedores, entre outros. Para isso é fundamental que se faça uma pesquisa de mercado e se tenha pleno conhecimento de tudo o que acontece.
Realizando um estudo como esse consegue-se descobrir quais são as melhores oportunidades para a empresa e conhecer os pontos que carecem de aperfeiçoamento para se alcançar melhores resultados.