Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Micro e pequenas empresas também precisam de planejamento estratégico

Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o uso do planejamento estratégico pode ser uma importante ferramenta que pode e deve ser utilizada pelas micro e pequenas empresas. Mostrando que com o uso desse tipo de planejamento as organizações podem se preparar melhor para os problemas que o mercado pode proporcionar nas atividades do dia-a-dia.

Indiferente do estágio de ampliação de uma organização, destaca Glauco, as empresas passam a aplicar o planejamento para solucionar seus problemas processuais internos e econômicos.

Observa-se que o planejamento é a mais simples de todas as funções gerenciais e a desenvoltura com que esta função está sendo cumprida origina o sucesso de todas as operações da empresa. Ainda pode-se definir como o método de reflexão que antecede a ação e é orientado para a tomada de decisão, atualmente com vistas no futuro.

Segundo Glauco um adequado planejamento vem de um modo de pensar idiossincrático em que a empresa, os clientes e a concorrência se constituem em uma interação dinâmica, partindo de um conjunto de objetivos e planos de ações abrangentes.

O cliente é tido como o centro de todas as ações, sendo este o ponto chave dos valores da organização. O planejamento não está disposto em uma série de regulamentos que devem ser adotados para que após algum tempo se alcance o planejado.

É preciso se estruturar com apoio nas características da organização, procurar um empenho a excelência organizacional e a otimização da performance econômica. A ação de planejamento caminha para um conjunto de metas e planos que são ajustados e viáveis dentro de um grupo de situações previstas.

O plano deve estar atrelado ao cenário onde a organização atuará no futuro. O planejamento abrange os seguintes passos: Projeção de cenários; Definição de objetivos a serem seguidos; Avaliação das ameaças e oportunidades ambientais; Detecção dos pontos fortes e fracos da empresa; Formulação e avaliação de planos alternativos; Escolha e implementação do melhor plano alternativo.

Glauco diz que a simples elaboração do planejamento não consegue atingir os objetivos propostos pela empresa. Se o planejamento adquirido não for executado, seguido, controlado e retificado se necessário, estes não surtirão efeito. Nas micro e pequenas empresas esta é a fase do método de gestão mais ausente.

A grande parte das empresas até inconscientemente, estudam as fases de execução e até de controle de determinados objetivos, como comercializar, obter receita, manter a sequência do negócio, porém, o gestor acaba utilizando erroneamente como uma espécie de planejamento, pois para o gestor o que importa é se a organização apresenta receita e se está obtendo lucros. Há ausência de planejamento estratégico pode ser um grande causador do insucesso das micro e pequenas empresas no Brasil.

Essas organizações participam de um mercado muito disputado e algumas ainda enfrentam uma saturação do mercado em sua área de atuação. Por isso, a presença desses passos do planejamento são considerados importantes para a existência dessas organizações.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts