Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

A importância do planejamento no desenvolvimento do negócio

Glauco Diniz Duarte

O empresário Glauco Diniz Duarte diz que saber exatamente onde se quer chegar, traçar objetivos e encontrar os meios necessários para buscá-los. Esse é um roteiro que vale para a vida e também para as empresas. Ao montar um negócio, o empreendedor precisa ter bem claro e definido os rumos que deseja no curto, médio e longo prazo. Para isso, desenhar um planejamento e colocar metas é fundamental e não pode ser encarado como uma tarefa secundária, pois dela depende toda e qualquer avaliação futura.

De acordo com Glauco o planejamento pode ser dividido em três tipos: estratégico, tático e operacional. Cada um deles possui suas próprias características e, juntos, dão um norte para a empresa e ajudam o empreendedor a colocar as ações em prática. Sem eles, até é possível que o negócio tenha sucesso impulsionado por fatores econômicos ou mais pontuais, mas essa não é a regra. Contar com a sorte é um risco muito alto a ser encarado, semelhante ao de um de um navio que viaja sem comandante. O ideal mesmo é ter tudo muito bem delimitado.

Planejamento estratégico
Essa é uma etapa crucial, destaca Glauco, pois o planejamento estratégico define os rumos da empresa no longo prazo, em um período que varia entre cinco e dez anos, dependendo do negócio e das ambições do empreendedor. Dessa decisão dependem os planejamentos tático e operacional. Devido ao prazo estabelecido, aqui não há muitos detalhes.

Para ajudar a entender, vamos utilizar um exemplo. Um profissional resolveu abrir um negócio e desenvolver um software que ajuda pequenos agricultores a controlar a produção e reduzir prejuízos. No começo, ainda em fase de testes, atende a uma pequena vila rural.

No desenvolvimento do planejamento estratégico, o empreendedor definiu que, no prazo de cinco anos, atenderá todo o mercado de Santa Catarina, e, em dez, alcançará todo o Sul do Brasil, tornando-se referência em tecnologia para controle de produção para pequenos agricultores.

A estratégia, portanto, é, aos poucos, conquistar mercados tradicionais na agricultura, fortalecer a marca e consolidar-se como referência. Dessa forma, o passo seguinte poderá ser dado, que é avançar às outras regiões do país.

Planejamento tático
Glauco diz que depois de definir onde quer estar nos próximo cinco e dez anos, o empreendedor deve desenhar o planejamento tático, que é médio prazo, indo de um a três anos. Na prática, essa etapa estabelece os meios pelos quais as metas e objetivos serão alcançados. Com isso, surgem planos dentro das áreas da empresa, como no marketing, produção e financeiro, projetando despesas e receitas e identificando as possibilidades de investimentos e mensurando o crescimento.

Pensando novamente em nosso exemplo, o empreendedor estabeleceu como meta que, em um ano, o software sairá da versão de testes e estará aprimorado para o mercado do Sul do Brasil, adaptando a solução a todas as peculiaridades de cada região, considerando questões culturais e de clima, por exemplo.
Além disso, outro objetivo é desenvolver um plano de marketing que alcance regiões mais remotas e desmistifique, entre os agricultores, a ideia que soluções tecnológicas não dão conta de resolver questões de agricultura e reforçando o fato de que elas são mais simples do que eles imaginam.

Planejamento operacional
Glauco explica que a última etapa é o planejamento operacional, que está voltado ao dia a dia do negócio, ou seja, as ações de curto prazo que são realizadas para cumprir com os objetivos traçados anteriormente. Nesse momento há um maior detalhamento das atividades, com a definição dos responsáveis pelas tarefas rotineiras, o levantamento dos equipamentos e recursos financeiros necessários para a operação funcionar e a entrega dos resultados esperados.

No caso do nosso exemplo, uma ação definida foi a realização de visitas semanais a comunidades agrícolas para apresentar o produto e oferecer treinamento aos produtores. Assim, essas empresas educam essas pessoas e ainda mostram os benefícios de contar com a tecnologia.

Para completar e garantir uma presença ainda mais massiva, a empresa fechou acordo com diversas lojas de artigos para agricultura, oferecendo descontos aos produtores e outros benefícios.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts