Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE Motores turbo gastam mais óleo

GLAUCO DINIZ DUARTE – Motores turbo gastam mais óleo?

GLAUCO DINIZ DUARTE – Motores turbo gastam mais óleo?

GLAUCO DINIZ DUARTE - Motores turbo gastam mais óleo?
GLAUCO DINIZ DUARTE – Motores turbo gastam mais óleo?

Motores turbo gastam mais óleo? Eles são mais potentes e eficientes. Mas dependem de manutenção mais rigorosa. Entenda o motivo

Motores turbos gastam mais óleo do que um aspirado? Por que isso acontece?

Em comparação aos motores aspirados, os turbinados consomem mais óleo. Há duas causas para isso, ambas causadas por características dos motores turbo.

A função do turbo é aumentar a massa de ar admitida pelos cilindros a cada ciclo de combustão. Se há mais ar, há mais moléculas de oxigênio. Assim, mais combustível será injetado.

A consequência disso são explosões mais fortes, o que aumenta a potência e o torque gerados pelo motor. Por outro lado, é exercida maior pressão sobre os anéis de segmento na cabeça dos pistões.

Estes anéis têm a função de limpar o óleo das paredes do cilindro e isolar a câmara de combustão do cárter (onde o óleo está acumulado). Sob pressão, os anéis tornam-se menos eficientes e deixam o óleo passar para a câmara de combustão, onde será queimado junto com o combustível. Esta é a primeira causa.

A segunda causa vem do calor dos gases de escape.
turbocompressor é formado por duas câmaras distintas, chamadas caixa fria e caixa quente (esta a chamada turbina).

Dentro delas há rotores interligados por um eixo. Quando os gases de escape passam pela turbina, esta gira, acionando o rotor da caixa fria, que por sua vez comprime o ar atmosférico para dentro do motor.

Mas os gases de escape passam por ali ainda muito quentes. Assim, o rotor (que é capaz de girar até 200.000 rpm) pode alcançar os 1.000°C em veículos de alto desempenho. Mas calma: tanto o turbo quanto suas peças móveis foram projetados para resistir a essas condições extremas.

Mas é o óleo do motor quem resfria o turbo. E a altíssima temperatura faz com que parte do lubrificante seja vaporizada, o que com o tempo também reduzirá quantidade depositada no cárter. Os turbos elétricos, que ganharão destaque nos próximos anos, podem resolver esse problema.

Por isso donos de carros turbo devem redobrar a atenção com o nível do óleo. De acordo com alguns fabricantes, é normal que o motor turbo consuma até 1 litro de óleo a cada 1.000 km.

 

GLAUCO DINIZ DUARTE - Motores turbo gastam mais óleo?
GLAUCO DINIZ DUARTE – Motores turbo gastam mais óleo?

 

GDE - energias renováveis - solar e eólica
GDE – energias renováveis – solar e eólica

 

Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel

 

TBIC Incorporações e Construções
TBIC Incorporações e Construções
SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts