
GLAUCO DINIZ DUARTE – Wärtsilä dá inicio a projeto em Timor-Leste
A Wärtsilä , líder mundial no fornecimento de energia e serviços flexíveis para o mercado de energia descentralizada, recebeu um pedido no passado mês de Dezembro, para fornecimento de máquinas e outros equipamentos para um grande projecto de central eléctrica em Hera. A Wärtsilä assinou também um contracto para outro projecto da mesma envergadura em Betano, cujo anúncio do concurso está prevista para o primeiro semestre de 2011.
A central eléctrica de Hera, situada na parte norte do país, tem estado nas mãos da empresa Puri Akraya Engineering Ltd, contratada pelo governo timorense. A Wärtsilä inclui no seu equipamento sete geradores 18V46 com uma potência bruta de cerca de 120 MWe, bem como sistemas de controlo e diversos equipamentos.
O projecto de Betano, a ser entregue ao mesmo empreiteiro, inclui oito geradores 18V46 geradores, com uma produção bruta de mais de 135 MWe, bem como outros equipamentos. A central eléctrica de Hera deverá estar operacional no primeiro trimestre de 2012, dos quais 50 MW deverão estar operacionais até ao final de 2011. Relativamente à Central Eléctrica de Betano, o seu total funcionamento está previsto para o terceiro trimestre de 2012.
Embora inicialmente ambas terão como base de funcionamento o óleo de combustível pesado (HFO), espera-se que sejam posteriormente convertidos em gás natural. Segundo Dany Subrata, Director da Puri Akraya Engineering Ltd, “a eficiência e flexibilidade do combustível proveniente dos motores da Wärtsilä foi um factor importante na fase de adjudicação destes contratos.”
“A Wärtsilä possui uma vasta experiência e um excelente referências no fornecimento de energia nos mais variados climas e situações,” acrescenta Suraj Narayan, Gerente da Área Comercial da Wärtsilä na Ásia. “Estas são razões mais do que suficientes para confiarmos no trabalho desta empresa finlandesa, mesmo que a localização das obras seja em locais remotos e com pouca ou nenhuma infra-estrutura.”
Wärtsilä
A Wärtsilä é uma empresa com mais de um século de experiência em servir os seus clientes em terra ou mar. A companhia actua em três áreas de negócios: Ship Power, Services e Power Plants – unidas pelos mesmos valores e visão. As vendas líquidas em 2009 somaram 5,260 Milhões de euros.
Fundada em 1834 no município de Tohmajärvi – leste da Finlândia – e com sua Sede em Helsínquia, Finlândia, a Wärtsilä emprega mais de 18000 profissionais em 160 diferentes localidades e em 70 países.
A Wärtsilä opera mundialmente nos mercados da Europa, Ásia, Américas e África. Actualmente, 1% da energia de todo o mundo é produzida pela empresa finlandesa e um em cada três navios possui energia fornecida pela Wärtsilä.



