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GLAUCO DINIZ DUARTE – Saiba tudo sobre o óleo do motor de seu carro

A vida é repleta de mitos e verdades. Há as informações cruciais que acabam esquecidas, e também os boatos que se tornam verídicos graças ao senso comum. Com os automóveis o padrão é o mesmo. E um dos assuntos mais repletos de lendas é o que diz respeito ao óleo do motor. Mas elas estão com os minutos contados.

Fizemos uma seleção com perguntas e respostas sobre o componente. Algumas parecem óbvias. Mas acredite, muita gente não saberia responder.

O QUE IMPORTA É O ÓLEO; MUDAR O FILTRO NÃO FAZ DIFERENÇA

Nunca se deixe levar por essa afirmação. O filtro é responsável por reter as impurezas que podem se formar no lubrificante. Se a peça não funcionar perfeitamente, muitos resíduos vão direto para o motor. E isso definitivamente não vai trazer boas consequências.

DÁ NO MESMO UTILIZAR QUALQUER LUBRIFICANTE?

O ponto mais importante é ter em mente que nem todos os carros são iguais. Com base nisso, entendemos também que os óleos podem ser diferentes. Sendo assim, as recomendações do fabricante quanto às características do óleo devem sempre ser respeitadas. Esta já responde automaticamente a próxima pergunta:

E SE EU MUDAR A MARCA DO ÓLEO?

A marca não faz diferença, desde que sejam comprados produtos com as mesmas especificações. A viscosidade e a composição são as características que devem ser observadas.

SE O CARRO NÃO GASTA ÓLEO, ESTÁ PERFEITO?

Definitivamente não. Se o óleo mantém sempre o mesmo nível, algo está errado com o motor. E provavelmente ele não está sendo lubrificado. Neste caso, consulte imediatamente um especialista.

Apenas 16,6% das embalagens de oleo lubrificante são recicladas no Brasil . De olho na sustentabilidade a ESCAPSHOP é a primeira empresa no Vale do Paraiba em São José dos Campos – SP a adotar uma bombona onde o oleo é diretamente colocado no motor por um dispositivo de mangueira diretamente da bombona que é reabastecida por um caminhão . Photos Lucas LACAZ RUIZ / A13 . Foto: Lucas Lacaz Ruiz

É BOM USAR ALGUNS ADITIVOS EXTRAS

Todos os lubrificantes passam por testes até que sejam indicados para cada categoria de veículos. Partindo do princípio de que o óleo utilizado já é o indicado pelo fabricante, qualquer produto adicional irá prejudicar muito mais do que beneficiar o motor.

SE NÃO USO TANTO O CARRO, TROCO O ÓLEO COM MENOS FREQUÊNCIA

Já ouviu falar que água parada ajuda na reprodução de mosquitos? Bem, os insetos não se beneficiam do óleo. Mas outras impurezas se formam quando o lubrificante permanece “parado” por muito tempo. E esses resíduos podem atrapalhar o sistema de combustão.

SÓ PRECISO VERIFICAR O ÓLEO QUANDO ESTOU PERTO DA QUILOMETRAGEM INDICADA

Outro erro comum. O óleo deve ser verificado regularmente. Especialmente antes de uma viagem mais longa. Se algo provocar um vazamento e o motorista não notar que o nível baixou, os danos poderão ser irreversíveis.

SE O ÓLEO ESTÁ ESCURO, ALGO ESTÁ ERRADO

É exatamente o contrário. Se o óleo escurece, é porque está cumprindo bem um de seus papéis, que é evitar o acúmulo de impurezas no motor.

O ÓLEO NÃO AFETA O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Se quiser gastar mais nos postos de gasolina, pode acreditar nisso. Mas se tiver amor ao bolso, esqueça completamente essa falsa informação. Com um motor limpo e lubrificado, o combustível também vai funcionar com menos impurezas e, assim, durar por mais quilômetros.

POSSO MISTURAR ÓLEOS NATURAIS E SINTÉTICOS?

Apenas em último caso, se precisar de óleo com urgência e não houver outra opção. Os sintéticos são de maior qualidade. Por isso, a mistura dos dois tipos criaria um desequilíbrio e o resultado seria perda de viscosidade e aditivos do lubrificante.

OS ÓLEOS PARA CARROS E MOTOS SÃO OS MESMOS

São semelhantes, sim, mas não significa que um poderia ser utilizado no lugar do outro. As especificações são resultados de longas pesquisas e experiências. Portanto, devem ser seguidas. A utilização de um diferente do especificado pode fazer o motor falhar.

OS CARROS “VELHOS” USAM QUALQUER ÓLEO

Não é bem assim. Caso a manutenção esteva em dia, o melhor é manter as especificações do fabricante. Seguir o manual do proprietário é sempre a primeira opção. Mas usar um óleo sintético num motor antigo (acostumado a rodar somente com lubrificante natural) é bastante vantajoso, tá que tem capacidade de limpeza maior, mais estabilidade térmica e menor atrito.

ESTAS DICAS SUBSTITUEM UMA VISITA AO MECÂNICO?

De maneira nenhuma. O melhor meio de manter seu carro em dia é ter uma manutenção regular. Consulte periodicamente o nível de óleo do seu veículo. Qualquer anormalidade no comportamento ou na aparência deverá ser reportada ao especialista.

 

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