GLAUCO DINIZ DUARTE – Toyota começa a fazer transeixos na Polônia
O OEM japonês, Toyota começou a fabricar a quarta geração de transeixos elétricos híbridos em sua fábrica TMMP em Wałbrzych, Polônia, a primeira fábrica fora da Ásia a fabricar o componente.
Transeixos fabricados na Polônia serão enviados para a fábrica da empresa perto de Derby, no centro da Inglaterra, para uso nas versões hatchback, wagon e de turismo do híbrido Corolla, e para a fábrica da Toyota em Arifiye-Sakarya, na costa do Mar Negro. para encaixar na variedade sedan do híbrido Corolla e do híbrido C-HR.
A expansão na produção de um elemento central dos motores híbridos da Toyota é principalmente para atender ao crescimento contínuo nas vendas de veículos híbridos na Europa, disse uma porta-voz da empresa à Automotive Logistics. A meta da Toyota é que os híbridos respondam por 50% de todos os veículos que vende na Europa até 2020, incluindo a marca Lexus, de um total de 46% de agora. O movimento também reflete a estratégia da Toyota de produzir o mais próximo possível a partir dos mercados finais, acrescentou ela.
“A capacidade de nossos funcionários em ambas as fábricas na Polônia e seu desempenho de qualidade demonstram nossa capacidade de localizar a produção híbrida na Polônia”, continuou ela. “Dois anos atrás, fundimos as duas fábricas da Toyota na Polônia para fortalecer nossa base de produção na Polônia, tornando-a ainda mais competitiva. O anúncio do início da produção da transmissão híbrida é um benefício concreto desta decisão.”
A porta-voz recusou dizer quem estaria fornecendo serviços de logística para apoiar o local.
A Toyota investiu €67 milhões ($76,3 milhões) em Wałbrzych na produção de transeixos elétricos híbridos, que coordenam os motores elétricos com o motor de combustão. O desembolso é parte do €1 bilhão – além disso a empresa investiu, ou planeja investir na Toyota Motor Manufacturing Poland (TMMP). A última rodada de investimentos criará cerca de 600 empregos.
O OEM planeja produzir 10.000 conjuntos de transeixos até o final deste ano em Wałbrzych. A capacidade de produção anual será de 180.000 unidades, com base em um sistema de três turnos com uma produção máxima diária de 750 transeixos. A porta-voz disse que a produção real dependeria da demanda, no entanto.
“É muito cedo para divulgar o volume total de produção no TMMP em 2019, incluindo transmissões manuais e motores produzidos pela fábrica”, acrescentou.
Outros desenvolvimentos que estão ocorrendo no TMMP incluem a produção dos novos motores de 1.5 litros e 2.0 litros da empresa, o TNGA (Toyota New Global Architecture), na fábrica de Jelcz-Laskowice.
“A Toyota está considerando também a localização adicional de motores híbridos, mas nenhuma decisão final foi tomada ainda”, comentou a porta-voz.