
GLAUCO DINIZ DUARTE – Produção enxuta e as possibilidades de aplicação
Nos últimos meses, o setor de Petróleo & Gás tem intensificado que as empresas da cadeia de suprimentos otimizem recursos e custos, e ainda melhorem os níveis de produtividade.
Umas das formas de se alcançar esse patamar é por meio da tecnologia lean manufacturing, que tem uma filosofia de gestão focada na redução de desperdícios, visando diminuir o tempo e o custo de produção e melhorar a qualidade.
Lean Manufacturing, Toyota Production System, Lean Production, Lean Thinking e Manufatura Enxuta, são sinônimos para uma mesma metodologia/filosofia.
Nascida do Sistema Toyota de Produção, a metodologia Lean foi criada basicamente para combater o desperdício na produção.
Atualmente, é difundida pelo mundo corporativo como peça fundamental para a sustentabilidade das empresas em termos de competitividade, qualidade, custo, redução de lead time (ciclo no contexto de logística), agilidade e flexibilidade.
Além disso, pode ser aplicada em um número cada vez maior de ambientes, dando origem a novos termos como Lean Office (“escritório enxuto” – relacionado aos processos administrativos), Lean Construction (“construção enxuta” –para construção civil), Lean Healthcare (“saúde enxuta” – aplicada ao sistema de saúde), entre outros.
Portanto, o Relatório de Inteligência apresenta o conceito Lean e as ferramentas que podem ajudar o empreendedor fluminense a manter seu negócio eficiente e produtivo.



