GLAUCO DINIZ DUARTE – Cinco metodologias para definir as partes interessadas das organizações
Um dos oito Fundamentos do novo Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é o Compromisso com as Partes Interessadas. Trata-se do estabelecimento de pactos com os públicos que se relacionam com a empresa e suas inter-relações com as estratégias e processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos.
Entende-se partes interessadas como: clientes, força de trabalho, acionistas, mantenedores ou proprietários, fornecedores e sociedade.
Para ajudar as organizações a definir quem são suas partes interessadas, bem como entender suas expectativas, selecionamos cinco metodologias e ferramentas mais utilizadas no mercado. Confira:
Diagrama de Poder e Influência – ferramenta utilizada para a coleta e análise de informações sobre os interesses, objetivos e preferências das partes interessadas, para mapear os riscos e as necessidades de comunicação de uma organização.
Grupo de Foco (Focus Group) – técnica de pesquisa qualitativa que consiste na reunião de pequenos grupos de pessoas, que serão estimuladas a prover informações sobre determinado problema de pesquisa, sob a coordenação de um moderador suportado por um roteiro de pesquisa.
Mapa de Partes Interessadas – representação gráfica das principais partes interessadas, seus interlocutores, formas de contato, necessidades, preferências. Pode conter, ainda, relação com processos e a estratégia, bem como níveis de atendimento pactuados e formas de relacionamento.
Modelo de Negócio (CANVAS) – ferramenta que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. Possui nove blocos, a saber:
proposta de valor – o que a organização vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes;
segmento de clientes – quais segmentos de clientes serão foco da organização;
canais – como o cliente compra e recebe seu produto e serviço;
relacionamento com clientes – como a organização se relacionará com cada segmento de cliente;
atividade-chave – quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor;
recursos principais – são os recursos necessários para realizar as atividades-chave;
parcerias principais – são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da organização;
fontes de receita – são as formas de obter receita por meio de propostas de valor;
estrutura de custos – são os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.
QFD – Desdobramento da Função Qualidade – ferramenta utilizada para traduzir as necessidades e expectativas das partes interessadas em requisitos de desempenho de um produto ou processo.