GLAUCO DINIZ DUARTE ISO 9001:2008 ou 2015: qual modelo adotar?
A avaliação é do auditor da qualidade pela ABCQ (Associação Brasileira de Controle da Qualidade) e representante da direção da NTW Contabilidade e Gestão Empresarial – Unidade Belo Horizonte, Júlio César Alvim, que aponta nessa entrevista em quais situações é mais vantajoso investir na certificação ISO 9001:2008 ou optar pela de 2015, ainda não traduzida para o português.
Destaca também o que os franqueados da NTW devem fazer para obter a certificação e como a franquia contábil pode auxiliar os seus clientes no processo de obtenção da ISO. A unidade de Belo Horizonte é uma das franquias da NTW certificada pela ISO 9001:2008.
NTW: Já é possível apontar as principais mudanças da ISO 9001:2015, em relação à norma anterior? Júlio César Alvim: A nova versão é voltada para a geração e melhoria de resultados. Também apresenta maior ênfase na avaliação dos riscos. Exigirá maior envolvimento da alta direção e não será mais obrigatória a adoção do “manual de qualidade”. O cliente continua a ser o foco principal da norma.
NTW: Para as empresas que estão se preparando para obter a certificação, é mais aconselhável aguardar a tradução da versão 2015 ou se embasar na de 2008? Júlio: Depende do estágio de preparação e da estratégia adotada pela empresa. Para as empresas que estão com os sistemas de gestão implementados com base na versão 2008, indico iniciar logo o processo de certificação pela norma anterior. Depois disso a empresa terá um prazo de pelo menos três anos para fazer a migração para a versão 2015. Para empresas que ainda estão na fase inicial de preparação, recomendo considerar o item “resultados” no mesmo modelo do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) e planejar a certificação considerando-se a versão nova da ISO, que ainda não foi traduzida.
NTW: E para as empresas que estão passando pela revisão dos seus processos para a recertificação, o que é mais recomendável? Júlio: Recomendo focar na nova versão.
NTW: Qual a sua recomendação para os franqueados que desejem obter a certificação ISO? De que maneira a NTW pode auxiliar neste processo? Júlio: A recomendação é participar dos seminários e treinamento realizados pela NTW. Nesses treinamentos são apresentados ferramentas e conceitos necessários ao processo de certificação, dentre eles a elaboração de planejamento estratégico e o uso de indicadores de desempenho para acompanhamento dos processos organizacionais.
NTW: E para os empresários em geral, a NTW também pode auxiliar no processo de certificação? Júlio: Pode sim. É possível apresentar como os serviços da NTW são desenvolvidos para assegurar a certificação ISO. Além disso, a NTW pode discutir com os interessados os ganhos e os desafios de uma gestão empresarial com certificação ISO.
NTW: Quais os principais desafios encontrados pelas empresas que desejam obter a ISO? Júlio: Considero três grandes desafios: criar uma cultura de melhoria contínua; mapear adequadamente seus principais processos e definir os indicadores de desempenho que devem ser estruturados e analisados continuamente; e implementar uma cultura de registros da qualidade.
NTW: Quais os principais benefícios obtidos pelas empresas reconhecidas pela certificação ISO? Júlio: O primeiro e, talvez, o maior ganho de uma empresa no processo de certificação ISO é a arrumação da casa e a criação de uma cultura de melhoria contínua. A partir daí o empresário passa a enxergar mais claramente o potencial de sua empresa e a perceber, com maior segurança, até onde pode chegar com seu negócio.