GLAUCO DINIZ DUARTE Qualidade – O que é certificação ISO 9000?
A ISO (International Standard Organization) é uma organização internacional normatizadora de atividades técnicas e existem normas que cobrem as mais diversas atividades da área de tecnologia. A norma ISO 9000, se refere a regulamentação de sistemas da qualidade de forma a permitir a existência de um modelo de gestão capaz de garantir a uniformidade do produto e que o índice de qualidade desejado seja alcançado em toda a produção, cobrindo todas as etapas dos processos e, principalmente, envolvendo todos os meios físicos e recursos humanos comprometidos com a qualidade do produto final, desde o projeto até a entrega do produto ao cliente.
Para isso, os órgãos certificadores conferem a certificação às empresas, processos ou serviços que atendam os requisitos da norma, atestando que estas cumprem o que está disposto na mesma.
Para que uma empresa precisaria obter esse certificado?
Mais que um diferencial de qualidade, a certificação ISO 9000 abre as portas do mundo globalizado para as empresas certificadas, uma vez que, ao adquirir produtos dessas empresas o consumidor tem a certeza que existe um sistema confiável de controle das etapas de desenvolvimento, elaboração, execução e entrega do produto, provido de um tratamento formalizado com o objetivo de garantir os resultados.
Como obter a norma ISO 9000?
No Brasil, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o órgão responsável pela distribuição da norma, sob o Título NBR ISO 9000, que na realidade é um conjunto de três normas dirigidas a atividades conforme segue:
NBR ISO 9001 – Sistemas da qualidade – Modelo para garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados.
NBR ISO 9002 – Sistemas da qualidade – Modelo para garantia da qualidade em produção, instalação e serviços associados.
NBR ISO 9003 – Sistemas da qualidade – Modelo para garantia da qualidade em inspeção e ensaios finais.
Atenção: A reprodução não autorizada de normas da ABNT, por qualquer meio, é ilegal!
Quais os requisitos da norma?
A norma ISO 9000 é composta por 20 requisitos:
1 – Responsabilidade da administração;
2 – Sistema da qualidade;
3 – Análise crítica de contrato;
4 – Controle de projeto;
5 – Controle de documentos e dados;
6 – Aquisição;
7 – Controle de produto fornecido pelo cliente;
8 – Identificação da rastreabilidade do produto;
9 – Controle de processo;
10 – Inspeção e ensaios;
11 – Controle de equipamentos de inspeção, medição e ensaio;
12 – Situação de inspeções e ensaios;
13 – Controle de produto não conforme;
14 – Ação corretiva e preventiva;
15 – Manuseio, armazenagem, embalagem, preservação e entrega;
16 – Controle de registros da qualidade;
17 – Auditoria interna da qualidade;
18 – Treinamento;
19 – Serviços associados;
20 – Técnicas estatísticas.
Conforme a própria norma admite, alguns requisitos não necessariamente são aplicados a todos os sistemas da qualidade, podendo ser necessário adaptar através da adição ou eliminação de certos requisitos para atender situações contratuais específicas.
Como funciona o processo de certificação?
Existem vários órgãos certificadores credenciados para este fim, a princípio, depois de preparada para atender às normas, a empresa contrata o órgão certificador que por meio de auditorias inspecionam as instalações, processos e documentação da empresa verificando a observância aos requisitos da norma. Um caminho proposto é:
Auditoria de pré qualificação (opcional)
Auditoria Inicial ou Auditoria de Qualificação
Auditorias de Verificação (semestral)
O que é preciso fazer para que uma empresa seja certificada?
Além do conhecimento da norma por todas as pessoas que participam da coordenação do processo de certificação, é de fundamental importância o envolvimento de todo o pessoal da empresa, sem o que, por melhores que sejam os consultores contratados para a orientação, não haverá resultado satisfatório.