GLAUCO DINIZ DUARTE Benefícios da ISO 9001 em termos gerais
A certificação ISO 9001 é uma forma de alinhar objetivos e pensamentos, em prol da empresa como um todo.
Ao implementar a ISO 9001, a empresa mostra ao colaborador que pensa no futuro, que não quer ficar estagnada no mercado, e acredita que melhorias devem ser realizadas e sugeridas continuamente. Assim, é muito provável que o profissional sinta-se motivado a trabalhar melhor, rever conceitos, e perceber as mudanças que o processo da certificação implica.
Ter profissionais focados e comprometidos é um diferencial considerável. Uma equipa motivada transmitirá aos fornecedores, e principalmente aos clientes, e as novas sugestões são feitas e colocadas em prática com maior interesse.
Além disso, o colaborador irá entender melhor os processos internos na organização em que trabalha, e compreenderá que faz parte do processo, sendo inclusive, uma das peças fundamentais para o sucesso ou fracasso do mesmo.
A satisfação do seu cliente como foco principal do negócio
Esse é um dos principais benefícios da ISO 9001. A sua empresa deixa de ter o foco no produto/serviço e começa a ter o foco no cliente.
Para isso o primeiro passo é conhecer profundamente o que o motiva, quais são seus valores, suas expectativas, seu estilo de vida, seu comportamento, suas opiniões, entre outros.
De posse dessas informações conseguimos entender o sentimento do nosso cliente para buscar a sua satisfação e para começar a entender como criar mais valor na sua organização. Com a ISO 9001, será possível monitorar os 05 elementos básicos necessários para criar valor para o cliente: qualidade, relacionamento, desempenho, preço e benefícios e ainda terá critérios objetivos para monitorar a sua satisfação.
Como também contribuirá para a contenção de custos, trabalhado melhor ausências de retrabalho e desperdícios podem ser investidas no desenvolvimento de novos produtos, em formação do pessoal. Clientes, mesmo que inconscientemente, percebem essas melhorias. E ter a imagem da empresa em alta para todos é um excelente negócio.
Conquista de novos negócios e imagem perante ao mercado
A certificação ISO 9001 traz uma imagem que reflete a melhoria na gestão da qualidade. Mostra que a empresa preocupa-se com a forma como é vista pelos clientes, que deseja melhorar continuamente e está aberta a novas oportunidades e parcerias.
Sem falar nos mercados dos grandes players, onde a certificação é o passaporte para poder entrar e competir com as outras empresas no mercado. A multinacionais ou grandes empresas exigem certificação ISO 9001 de seus fornecedores.
Ou seja, sua empresa por si só é o seu cartão de visita. Trabalhe de forma transparente e utilize a ISO 9001 como estratégia de melhoria e desenvolvimento do negócio. O reconhecimento virá como consequência espontânea.
Economize recursos e invista no seu desenvolvimento
Em curto prazo, a obtenção da Certificação ISO 9001 trará melhorias nos processos internos da empresa, diminuindo retrabalho e desperdício, além de aumentar a qualidade do produto e/ou serviço. As economias geradas podem ser investidas no desenvolvimento de novos produtos/serviços, em formação dos Recursos Humanos, etc.
A longo prazo, é comum que se verifique aumento no volume de negócio da empresa, visto que os clientes tornam-se fiéis e a credibilidade dos serviços prestados determina a entrada de novos parceiros comerciais.
Benefícios da ISO 9001 para as áreas de negócio
A ISO 9001:2008 é globalmente benéfica para as organizações que implementam o Sistema de Gestão e que buscam melhorar a qualidade à longo prazo, pois com as ações que são realizadas no decorrer de alguns ciclos, a tendência é manter um histórico do comportamento dos seus processos e da sua evolução após a implementação.
Ao aplicar os requisitos normativos na tomada de decisões do cotidiano da organização, as empresa têm sucesso na melhoria contínua da qualidade:
Maior Organização Interna: as informações passam a fluir de um setor para outro ordenadamente. Os problemas que travam a organização passam a ser identificados, tratados e até mesmo eliminados.
Melhor Desempenho do Negócio: ajuda os gestores a elevar o desempenho da organização, tanto internamente como perante os concorrentes. As atividades chave da organização passam a ser monitoradas e os resultados aparecem em curto, médio e longo prazo.
Melhor Desempenho Comercial: a certificação ISO 9001 aliada ao marketing alavanca a reputação da marca, pois demonstra que a organização é comprometida com padrões internacionais reconhecidos e com a melhoria contínua.
Economia e Redução do Desperdício: com o gerenciamento de materiais, a eficácia da produção pode ser destacada, trazendo benefícios financeiros. Com o controle das não conformidades a organização reduz o retrabalho.
Aumenta a Satisfação dos Clientes: a norma ISO 9001 tem um requisito destinado à satisfação do cliente, assegurando que as necessidades dos clientes sejam consideradas e atendidas. Com isso a organização melhora o desempenho perante os clientes.
Maior Controle do Negócio pela Direção e Acionistas: a norma propõe que a organização se antecipe aos problemas ocorridos nos processos, antes que o problema ocorra efetivamente. Isso permite que a alta direção tenha uma visão prévia de possíveis falhas e melhorias a serem atingidas.