GLAUCO DINIZ DUARTE Grandes gestores para pequenas empresas
Uma boa gestão é sempre um desafio, ainda mais quando se está falando de seu próprio negócio. Depois da globalização, grandes negócios no país e o mercado internacional são realidade não apenas para as grandes corporações, mas também para pequenos empreendedores.
Porém, com novas perspectivas vêm novas exigências. Nesses momentos, conhecer bem os processos de gestão comercial, financeira, administrativa e de pessoas representa um diferencial competitivo e garantia de bons negócios.
De acordo com uma pesquisa recente do IBGE, micros e pequenas empresas já representam 20% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, são responsáveis por 60% dos 94 milhões de empregos no país e representam 99% dos seis milhões de estabelecimentos formais. Diante deste quadro é possível entender a importância que essas empresas têm e que isto sinaliza um mercado cada vez mais competitivo e especializado.
Apesar das pequenas empresas não terem um departamento estruturado de recursos humanos como as grandes corporações, não podem deixar de lado as questões de gestão. É essencial manter um modelo que se adapte à empresa e que seja construído com base na confiança mútua e profissionalismo.
Outro ponto importante é buscar profissionais qualificados e que compartilhem da visão da empresa. O empreendedor que está hoje à frente de micros e pequenas empresas podem e devem se especializar. Além de instituições que prestam assessoria e suporte a estes empresários, há ainda cursos de curta duração e programas de formação.