GLAUCO DINIZ DUARTE Excelência na gestão empresarial: criando a cultura de melhoria contínua nos resultados de sua empresa
Em princípio, gestão empresarial parece algo comum a todas as empresas, não é mesmo? Quando unimos essas duas palavras, a primeira impressão é a de que estamos falando da administração comum, que ocorre em qualquer negócio. Porém, a gestão empresarial é muito mais do que isso: é um conjunto de ações realizadas em busca da melhoria contínua dos resultados de uma organização.
Isso significa que não basta apenas gerir a empresa, é preciso mover processos, planos, projetos e pessoas para alcançar os objetivos traçados e, consequentemente, os melhores resultados. Com uma gestão empresarial eficiente, é possível desenvolver uma visão sistêmica e holística do negócio, conhecer os fatores externos e internos que influenciam a situação da empresa e compreender o seu contexto atual para projetar o futuro de forma eficaz.
Além disso, o aumento da competitividade, da produtividade e da sustentabilidade também é fruto de uma boa gestão empresarial. Assim, quando bem utilizado, esse conceito pode contribuir com o aprimoramento dos processos operacionais e gerenciais e, inclusive, inserir a organização em uma cultura voltada à inovação e criatividade, independentemente do seu porte, ramo ou fase, se novo ou já consolidado.
Os resultados, como você viu, são excelentes. Mas, afinal, do que se trata a gestão empresarial na prática? Para responder a essa questão e mostrar como você pode utilizar esse conceito na sua empresa, elaboramos este artigo. Acompanhe!
O que é gestão empresarial
Definir gestão empresarial não é tarefa simples! Este é um conceito amplo, pois abrange diversas disciplinas que atuam em conjunto para a melhoria contínua dos processos operacionais e gerenciais de uma organização, utilizando vários métodos e técnicas.
A gestão empresarial compreende, por exemplo, os processos de comercialização, suprimentos, armazenamento, movimentação de materiais e gerenciamento de recursos financeiros e humanos. Os profissionais envolvidos precisam desenvolver habilidades para lidar com pessoas, realizar uma comunicação efetiva, trabalhar em equipe, liderar, negociar, buscar informações e tomar decisões em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos.
Assim, em resumo, a gestão empresarial é um conjunto de ações realizadas em diversos âmbitos para que os resultados de uma organização apresentem melhora contínua.
Fundação Nacional da Qualidade: apoio à gestão empresarial no Brasil
A gestão empresarial não fica restrita às paredes de um empreendimento. A relevância de empresas competitivas para a economia brasileira fez nascer, em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), organização que apoia e reconhece a excelência em gestão empresarial no país.
Para orientar e estimular as empresas brasileiras em busca da evolução na gestão empresarial, a fundação desenvolveu o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), instrumento que elenca os fundamentos da gestão empresarial e é reconhecido nacional e internacionalmente.
Em sua 21ª edição, lançada em 2016, o diagrama do MEG apresenta 8 fundamentos que devem apoiar a gestão empresarial em empresas de qualquer porte e segmento. São eles:
Pensamento sistêmico: compreensão da interdependência entre os diversos componentes e processos que formam a empresa;
Aprendizado organizacional e inovação: promover ambiente favorável à criatividade a partir da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos entre a força de trabalho;
Liderança transformadora: atuação dos líderes de forma a promover os valores, princípios e objetivos da empresa de forma ética;
Compromisso com as partes interessadas: estabelecimentos de pactos com as partes interessadas em curto e longo prazo;
Adaptabilidade: flexibilidade e capacidade de mudança de forma ágil;
Desenvolvimento sustentável: consciência e compromisso da organização sobre os impactos de sua ação às pessoas e ao meio ambiente e contribuição para a melhoria da qualidade de vida;
Orientação por processos: compreensão da importância de os processos serem conhecidos em sua totalidade;
Geração de valor: alcance de resultados sociais, ambientais e econômicos que atendam às expectativas das partes interessadas.
O diagrama do MEG elenca os fundamentos de excelência, mas cabe a cada empresa remontá-lo conforme o seu modelo de gestão e suas necessidades. Conheça o diagrama:
A utilização do diagrama adaptado ao perfil de cada organização traz diversos benefícios, entre eles o aprendizado organizacional, a avaliação dos resultados de forma objetiva, a incorporação de uma cultura de excelência na empresa e a ênfase na integração e alinhamento sistêmico.
Prêmio Nacional da Qualidade: reconhecimento à excelência em gestão empresarial
Além de fornecer apoio às empresas que buscam a excelência em gestão empresarial, a FNQ também premia as organizações que se destacam com o prêmio Melhores em Gestão, anteriormente conhecido como Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), considerado o maior reconhecimento à excelência na gestão no Brasil.
Qualquer empresa, desde que atenda às condições do regulamento, pode se inscrever no prêmio. No processo de inscrição, a organização preenche uma autoavaliação em relação aos fundamentos que fazem parte do diagrama do MEG e envia os documentos necessários para o cadastro.
Depois, os dados são analisados por uma banca avaliadora formada por 3 profissionais e, em seguida, o avaliador líder faz uma visita ao empreendimento para avaliar a gestão. Ao final da avaliação, todas as empresas recebem um Diagnóstico de Maturidade da Gestão, que pode ser utilizado como base para estimular a melhoria contínua do desempenho do negócio.
Por onde começar?
É fundamental ter em mente que não há como implantar o MEG do dia para a noite. Pensar nessa hipótese só fará com que o gestor se sinta mal por não colher os resultados logo no início e acabe desanimando.
Por isso, no começo, é preciso entender qual atividade faz mais sentido para sua empresa e priorizá-la. Isso depende, claro, de vários fatores, como o porte da empresa, o ramo de atuação, estágio de maturidade (se está começando ou já é consolidada no mercado), necessidades externas (caso de empresas que dependem de órgãos reguladores) e seus planos de continuidade e crescimento.
Assim, é preciso avaliar quais são as prioridades para sua empresa, de acordo com o momento. Uma boa dica é usar a Regra de Pareto: quais são os 20% de ações dentro da gestão empresarial que vão gerar 80% das melhorias nos resultados para sua empresa?
E para auxiliar nessas definições iniciais, separamos abaixo 5 artigos que vão ajudar sua empresa a colocar em prática a gestão empresarial. Eles falam sobre:
Missão, Visão e Valores
Planejamento Estratégico, Tático e Operacional
Orçamento Empresarial
Indicadores de Desempenho
Ferramentas gerenciais para obtenção de controles e estatísticas
Inclusive, sobre o tema orçamento empresarial, temos mais um material especial para você: o curso sobre a Metodologia Treasy de Gestão Orçamentária. 100% prático e objetivo, ele é baseado na mesma metodologia que aplicamos em nossos clientes e que tem gerado excelentes resultados em empresas de todo o país. Quer conferir esse conteúdo e aprender ainda mais sobre gestão orçamentária? Então clique na imagem abaixo e faça o download gratuito!
Conclusão
Falar de gestão empresarial é como falar de planejamento estratégico empresarial, pois ela também deve envolver todas as pessoas que participam, de alguma forma, do desenvolvimento do trabalho dentro de um empresa. Por isso, é considerada uma atividade essencial, especialmente para negócios que buscam crescimento e uma melhoria contínua dos processos.