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GLAUCO DINIZ DUARTE

Glauco Diniz Duarte Empresa – Injeção diesel common rail

Glauco Diniz Duarte Empresa - Injeção diesel common rail
Glauco Diniz Duarte Empresa – Injeção diesel common rail

Glauco Diniz Duarte Empresa – Injeção diesel common rail

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a introdução da tecnologia foi um grande desafio. Era tudo muito diferente do carburador, um “velho conhecido” das nossas oficinas. Foi preciso estudar muito, comprar equipamentos e também sofrer bastante! A injeção teve um longo caminho até se adaptar à realidade brasileira.

Hoje, vamos relembrar um pouco dessa história, apresentar para você as novidades que estão chegando, como tornar a manutenção eletrônica uma ótima fonte de renda para a oficina e a importância de conscientizar os clientes sobre os cuidados básicos com o sistema.

A popularização da injeção no Brasil 

Apesar de todos os desafios do início, hoje o nosso país é uma referência mundial em injeção eletrônica. Temos muita experiência no desenvolvimento de sistemas flex e na produção de peças capazes de suportar combustíveis misturados, como a gasolina com etanol e o diesel com biodiesel.

Hoje, contrariando até as previsões mais otimistas, a tecnologia está presente em toda a frota nacional, desde as motos de baixa cilindrada até os caminhões mais sofisticados. É um mercado enorme para os mecânicos especializados! Mas esse caminho não foi fácil. Vamos relembrar como tudo aconteceu?

Volkswagen Gol GTi

A história da injeção eletrônica no Brasil começou com um modelo esportivo e muito exclusivo. Em 1988, como a importação de itens eletrônicos era limitada pelo governo, a Volkswagen conseguiu uma licença inicial para trazer apenas 2.000 kits. O sistema era analógico e a ignição usava um módulo separado.

Volvo FH 12

Em 1994, foi a vez da Volvo surpreender as transportadoras brasileiras com o início das vendas do primeiro caminhão que rodou por aqui com injeção eletrônica. Nos primeiros anos, o modelo foi importado da Suécia. Diante do grande sucesso, a produção nacional começou quatro anos depois.

Volkswagen Gol Total Flex

A marca alemã deu outro passo muito importante em 2003, com o lançamento do primeiro sistema flex nacional. Apesar de algumas limitações (os motores multicombustíveis sempre perdem em alguns pontos), a tecnologia garantiu a tranquilidade dos clientes e se tornou o novo padrão da nossa frota.

Honda CG 150 Titan

Em 2008, uma grande novidade foi a atualização da CG, com a substituição do carburador pela injeção eletrônica. No ano seguinte, os japoneses foram além e criaram a tecnologia “Mix”. A nossa motocicleta mais popular se tornou a primeira do mundo capaz de rodar com qualquer mistura de gasolina e etanol.

Audi 1.8 TFSI 

A partir de 2013, os modelos importados da Audi começaram a chegar por aqui com uma tecnologia incrível: uma injeção dupla, combinando as vantagens dos sistemas indireto (no coletor de admissão) e direto (nos cilindros). No mundo, a Toyota foi a primeira a usar essa inovação, introduzida na linha Lexus em 2005.

BMW 320i ActiveFlex

No início de 2014, poucos meses antes de inaugurar sua fábrica brasileira na cidade catarinense de Araquari, a BMW lançou um modelo feito sob medida para o nosso país. O grande destaque era o motor 2.0 de quatro cilindros, o primeiro do mundo a unir injeção direta, sistema flex, 16 válvulas e turbo.

A manutenção das diferentes injeções 

Hoje, qualquer que seja o porte da oficina, o primeiro desafio é estar preparado para trabalhar com três tecnologias bem diferentes: a injeção indireta, a direta e a direta common rail dos motores diesel. Como esses sistemas estão presentes desde os carros mais populares até as picapes, não dá para escapar!

Seja um “mecatrônico”

Para ser um profissional de sucesso, o mecânico moderno precisa ter um bom conhecimento de eletroeletrônica e estar sempre em busca de novos cursos e informações técnicas confiáveis. Como você notou ao ler o histórico, a cada novo lançamento a tecnologia foi ficando melhor e também mais complicada.

No Brasil, o grande uso de combustíveis renováveis (etanol e biodiesel) também torna a manutenção mais difícil, principalmente nos motores com injeção direta flex ou common rail. As peças geralmente são caras e a responsabilidade é grande. É preciso ter os equipamentos certos e estar muito bem treinado.

Alerte seus clientes

Na manutenção desses veículos, outro ponto fundamental é ter uma conversa franca e conscientizar os clientes. Quem abastece em qualquer posto, coloca óleo barato, não troca os filtros no intervalo certo e acha que as manutenções preventivas são uma bobagem, acaba “vivendo” dentro da oficina!

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O pior é que, na maioria das vezes, essas pessoas não assumem seus erros e são as primeiras a difamar a oficina, o mecânico e o modelo do carro. Sempre que você encontrar sinais de mau uso ou descuido na manutenção do motor, dê o alerta! Se achar necessário, até informe os cuidados básicos na nota fiscal.

Como aumentar os ganhos com a injeção

Desde o lançamento do Gol GTi até hoje, imagine quantos milhões de veículos rodam com injeção eletrônica no Brasil. Qualquer que seja sua especialidade – motos, carros, utilitários, caminhões ou ônibus – existe um mercado imenso e muito lucrativo para ser explorado. Vale a pena investir nessa tecnologia!

Hoje, existem cursos avançados, scanners importados e vários equipamentos para você ir muito além dos reparos comuns e até aumentar o movimento da oficina apenas com a manutenção desses sistemas. O melhor é que são serviços lucrativos e com pouca concorrência. Confira algumas opções:

  • diagnósticos avançados e reprogramação,

  • manutenção de injetores “indiretos e diretos”,

  • consertos eletrônicos dos módulos,

  • recuperação de bombas e injetores diesel,

  • restauração dos sistemas de carros antigos,

  • conversões de veículos com carburadores,

  • preparação de protótipos para corridas.

Onde buscar informações confiáveis?

Durante muitos anos, o maior desafio dos mecânicos que trabalhavam com injeção eletrônica era conseguir os dados técnicos. Mas esse problema quase não existe mais. Além do grande intercâmbio que acontece na internet, existem empresas especializadas e até o apoio das montadoras.

O que esperar do futuro da tecnologia? 

Apesar do avanço recente dos carros elétricos, você pode ter uma certeza: ainda teremos veículos rodando com motores tradicionais por muitas décadas. O mecânico que estiver atento e começar a investir na manutenção de sistemas eletrônicos, desde o motor até os freios, terá cada vez mais sucesso!

Para dar um exemplo, a partir de 2022, os veículos leves e pesados vendidos no Brasil (nacionais e importados) terão novas leis de emissões de poluentes. Os sistemas de injeção e os catalisadores ficarão ainda mais sofisticados. Já pensou quando essa frota sair da garantia, quem será capaz de consertar?

Mundo afora, os avanços tecnológicos também não param. Em 2017, a Mazda apresentou um novo conceito de motor, batizado de Skyactiv-X. Sua inovação é misturar os ciclos Otto e Diesel: combina a ação das velas com um sistema de ignição por compressão. Imagine como é regular essa injeção!

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Diretrizes gerais GOOGLE Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para iniciantes.
A quem se destina?
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Seja você proprietário de um negócio em crescimento, webmaster de vários sites, especialista em SEO de uma agência digital ou ninja autodidata em SEO com uma paixão por mecanismos da Pesquisa, este guia foi feito para você.
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Este guia não traz segredos para levar seu site automaticamente ao primeiro lugar da Pesquisa Google, porém, seguindo as práticas recomendadas descritas abaixo, você facilita o trabalho dos mecanismos de pesquisa, que é rastrear, indexar e entender seu conteúdo.

O processo de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) normalmente ocorre por meio de pequenas modificações em partes do seu site.
Essas alterações podem parecer apenas melhorias adicionais quando vistas individualmente, mas, quando combinadas com outras otimizações, o impacto em termos de experiência de usuário e de resultados da pesquisa orgânica pode ser notável.
Talvez você já esteja familiarizado com muitos dos tópicos deste guia, já que eles são essenciais para qualquer página da Web, mas queremos garantir que você faça o melhor uso possível deles.
Você deve criar um site para beneficiar seus usuários, e qualquer otimização deve servir para melhorar a experiência deles.
Um desses usuários é o mecanismo de pesquisa, que ajuda outros usuários a descobrirem seu conteúdo.
Com a otimização de mecanismos de pesquisa, você ajuda os mecanismos de pesquisa a entenderem e apresentarem seu conteúdo.
Seu site pode ser maior ou menor ou oferecer conteúdos diferentes do site de exemplo a seguir, mas os tópicos que discutiremos normalmente se aplicam a sites de todos os tipos e tamanhos.
Esperamos que nosso guia ajude você a ter novas ideias para melhorar ainda mais seu site.

Diretrizes para webmasters

https://youtube.com/watch?v=yFxNda5Z4eE%3Forigin%3Dhttps%253A%252F%252Fdevelopers.google.com%26autohide%3D1%26showinfo%3D0%26video-id%3DyFxNda5Z4eE%26enablejsapi%3D1%26widgetid%3D1

Siga as Diretrizes gerais para ajudar o Google a encontrar, indexar e classificar seu site.

Recomendamos que você preste muita atenção às diretrizes de qualidade, que definem algumas práticas ilegais que podem levar à remoção completa de um site do índice do Google ou fazer com que um site seja afetado por um algoritmo ou uma ação de spam manual. Sites afetados por ações de spam podem deixar de aparecer nos resultados de “google.com.br” ou em qualquer site parceiro do Google.

Diretrizes gerais

Ajudar o Google a encontrar suas páginas

  • Confira se todas as páginas do site podem ser acessadas por links de outras páginas localizáveis. O link de referência precisa conter texto que seja relevante para a página de destino. No caso de imagens, é necessário um atributo alternativo. Os links rastreáveis são tags <a> com um atributo href.
  • Forneça um arquivo do sitemap com links para páginas importantes do site. Forneça também uma lista legível com links para essas páginas. Essa lista por vezes é chamada de “índice do site” ou “página de sitemap”.
  • Limite o número de links em uma página a um número razoável (no máximo alguns milhares).
  • Confirme se o servidor da Web é compatível com o cabeçalho HTTP If-Modified-Since. Esse recurso indica ao servidor da Web para informar ao Google se houve mudança no conteúdo desde o último rastreamento do site. A utilização desse recurso reduz a largura de banda e a sobrecarga.
  • Use o arquivo robots.txt no servidor da Web para gerenciar o orçamento de rastreamento ao evitar que espaços infinitos, como páginas de resultados de pesquisa, sejam rastreados. Mantenha o arquivo robots.txt atualizado. Saiba como gerenciar o rastreamento com o arquivo robots.txt. Teste a cobertura e a sintaxe do seu arquivo robots.txt usando a ferramenta Testar robots.txt.

Como ajudar o Google a encontrar o site:

Ajudar o Google a entender suas páginas

  • Crie um site útil e com muitas informações, além de páginas que descrevam seu conteúdo de maneira clara e precisa.
  • Pense nas palavras que os usuários costumam digitar para encontrar suas páginas e confira se elas aparecem no site.
  • Verifique se os elementos <title> e os atributos alt são descritivos, específicos e precisos.
  • Desenvolva o site com uma hierarquia conceitual clara entre as páginas.
  • Siga nossas práticas recomendadas para imagensvídeos e dados estruturados.
  • Ao usar um sistema de gerenciamento de conteúdo (por exemplo, Wix ou WordPress), confira se ele cria páginas e links que podem ser rastreados por mecanismos de pesquisa.
  • Para que o Google entenda completamente o conteúdo do site, permita que todos os recursos que podem ter um efeito significativo na renderização da página sejam rastreados (por exemplo, arquivos CSS e JavaScript que afetam o entendimento das páginas). O sistema de indexação do Google renderiza uma página da Web como um usuário a veria, incluindo arquivos de imagens, CSS e JavaScript. Para ver os recursos da página que o Googlebot não pode rastrear, use a Ferramenta de inspeção de URL. Se for preciso depurar diretivas no arquivo robots.txt, use a ferramenta de testes de robots.txt.
  • Permita que bots de pesquisa rastreiem o site sem IDs de sessão nem parâmetros de URL que acompanhem o caminho dos bots pelo site. Essas técnicas são úteis para rastrear o comportamento individual do usuário, mas o padrão de acesso dos bots é totalmente diferente. Se você usa essas técnicas, a indexação do seu site pode ser incompleta, já que os bots talvez não consigam eliminar os URLs com aspecto diferente, mas que apontam para a mesma página.
  • Torne o conteúdo importante do seu site visível por padrão. O Google rastreia conteúdo HTML oculto em elementos de navegação como guias ou seções de expansão. No entanto, consideramos esse conteúdo menos acessível para os usuários e acreditamos que suas informações mais importantes precisam aparecer na visualização de página padrão.
  • É importante garantir que os links de publicidade nas páginas não afetem a classificação dos mecanismos de pesquisa. Por exemplo, use o arquivo robots.txtrel="nofollow" ou rel="sponsored" para evitar que esses links sejam rastreados.

Ajudar os visitantes a usar suas páginas

  • Em vez de imagens, procure usar texto para exibir nomes, conteúdo ou links importantes. Se você precisa usar imagens no seu conteúdo textual, use o atributo alt para incluir algumas palavras de texto descritivo.
  • Confira se todos os links levam o usuário a páginas ativas. Use um HTML válido.
  • Otimize o tempo de carregamento das páginas. Sites rápidos agradam aos usuários e melhoram a qualidade geral da Web, principalmente para usuários com conexões lentas. O Google recomenda o uso de ferramentas como PageSpeed Insights e Webpagetest.org para testar o desempenho da página.
  • Projete o site para todos os tipos e tamanhos de dispositivos, incluindo computadores, tablets e smartphones. Use o teste de compatibilidade com dispositivos móveis para avaliar como suas páginas funcionam nesses aparelhos e receber comentários sobre o que precisa ser corrigido.
  • Confira se o site é exibido corretamente em diferentes navegadores.
  • Se possível, proteja as conexões do site com HTTPS. Criptografar interações entre o usuário e o site é uma prática recomendada para a comunicação na Web.
  • Verifique se as páginas são úteis para pessoas com deficiência visual. Por exemplo, teste a usabilidade com um leitor de tela.

Diretrizes de qualidade

Essas diretrizes de qualidade tratam das formas mais comuns de comportamento fraudulento ou manipulador, mas o Google pode responder de forma negativa a outras práticas enganosas não listadas aqui. O fato de uma determinada técnica fraudulenta não constar nesta página não significa que ela seja aprovada pelo Google. Os proprietários de site que se esforçam para manter os princípios básicos proporcionarão uma melhor experiência do usuário e, consequentemente, terão uma melhor classificação do que aqueles que passam o tempo à procura de brechas que possam explorar.

Caso você acredite que outro site está abusando das diretrizes de qualidade do Google, preencha um relatório de spam. O Google prefere resolver os problemas de forma automatizada e escalonável. Por isso, usaremos a denúncia para melhorar nossos sistemas de detecção de spam.https://www.youtube.com/embed/2oPj5_9WxpA?origin=https%3A%2F%2Fdevelopers.google.com&autohide=1&showinfo=0&video-id=2oPj5_9WxpA&enablejsapi=1&widgetid=3

Princípios básicos

  • Crie páginas principalmente para os usuários, e não para os mecanismos de pesquisa.
  • Não engane seus usuários.
  • Evite truques para melhorar a classificação nos mecanismos de pesquisa. Uma boa prática é imaginar se você se sentiria à vontade se tivesse que justificar suas ações para um site concorrente ou para um funcionário do Google. Outro teste útil é se perguntar: “Isso ajudará meus usuários? Eu faria isso se os mecanismos de pesquisa não existissem?”.
  • Pense sobre o que faz seu site ser especial, valioso ou interessante. Faça ele se destacar da concorrência.

Diretrizes específicas

Evite as seguintes técnicas:

Siga as práticas recomendadas:

Caso seu site viole uma ou mais destas diretrizes, o Google poderá realizar ações manuais em relação a ele. Após solucionar o problema, envie o site para reconsideração.

Contamos com seu feedback, suas dúvidas e histórias de sucesso, que podem ser publicados no Fórum de Ajuda para Webmasters do Google.

Esperamos que você aproveite o conteúdo e envie seu feedback nos Fóruns de Suporte do Google

Fique à vontade para salvar, imprimir com responsabilidade e compartilhar o guia.
Juntos, elevaremos o nível da Web.

Boa leitura! Cordialmente,

Equipe da Qualidade de pesquisa do Google

O mundo mudou radicalmente nos últimos anos. O nosso comportamento e a forma com que nos relacionamos sofreu uma grande ruptura. Nós acreditamos que o Direito deve ser pensado e aplicado de uma forma mais ativa e inovadora.

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