Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

Glauco Diniz Duarte Empresa – Porque motor diesel é mais caro

Glauco Diniz Duarte Empresa - Porque motor diesel é mais caro
Glauco Diniz Duarte Empresa – Porque motor diesel é mais caro

Glauco Diniz Duarte Empresa – Porque motor diesel é mais caro

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, enquanto no Brasil as montadoras tentam tirar o máximo de eficiência de pequenos motores flex, na Europa já se usa uma solução mais racional há muito tempo. Por lá, qualquer veículo pode utilizar um propulsor a diesel, como os de caminhões e picapes, desde que respeitem os limites de emissões de poluentes do Velho Continente.

Mas, por que nós não temos carros pequenos a diesel também? Essa é a hora de jogar a culpa no governo, pois veio dele uma lei que proíbe veículos de pequeno porte de utilizar esse tipo de motor. E a regra é de 1976, o que significa que, por conta de uma legislação de 45 anos atrás, o seu carro precisa ser movido a gasolina ou etanol.

O que determina isso hoje é a Portaria nº 23 do Departamento Nacional de Combustíveis, que substituiu a Lei nº 346 de 19 de novembro de 1976, redigida pelo então Ministério da Indústria e Comércio do regime militar. No entanto, vale lembrar que eram tempos de crise do petróleo e a importação de combustíveis estava afetando a balança comercial brasileira. Sendo assim, a medida foi tomada para priorizar o uso de diesel em transportes de carga, geradores e máquinas agrícolas.

Saiba mais em https://turbobrasil.com.br

Ela poderia ter sido revista em 1994, quando a portaria em vigência foi publicada, mas o governo da época preferiu manter a regra do jeito que estava. Se você queria saber somente o motivo de você ser proibido de ter um carro pequeno a diesel como os europeus, é por conta de uma regra velha que nunca foi alterada.

Quais carros podem ter motor a diesel?

Segundo a portaria de 1994, é dito apenas que “fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículos automotores de passageiros de carga e de uso misto, nacionais e importados, com capacidade de transporte inferior a 1.000 kg (mil quilogramas), computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e da carga”.

As únicas exceções permitidas pela regra são veículos denominados como “jipes”, com tração nas quatro rodas e função de redução de marchas. Por conta disso, é possível encontrar picapes e utilitários a diesel. No caso das primeiras, a capacidade de carga é superior a uma tonelada, enquanto os SUVs podem ter 4×4 e reduzida, efetivamente driblando a lei. As outras únicas exceções são veículos de outros países temporariamente circulando no Brasil e carros a serviço de missões diplomáticas.

Então, por que o Jeep Renegade tem motor a diesel?

Se as regras pedem grande capacidade de carga e tração 4×4 de verdade, com alavancas seletoras para redução, como o Jeep Renegade consegue oferecer um motor a diesel sem cumprir nenhuma das regras?

Aí aparece mais um artifício utilizado por diversas montadoras no Brasil que querem comercializar veículos a diesel. O inciso 2 da portaria nº 23 de 1994 do Departamento Nacional de Combustíveis diz que modelos que se enquadrem como jipes podem ter motores a diesel. No caso do Renegade, também há o argumento de que a primeira marcha do câmbio atua como uma redução por ser muito curta.

O governo acatou, e outros modelos utilizam esse artifício antes mesmo do Jeep, como BMW X5 e o Land Rover Range Rover.

Afinal, quais as vantagens do motor a diesel?

Do ponto de vista técnico, um motor a diesel trabalha com uma compressão muito maior dentro dos cilindros na comparação com um a gasolina ou etanol. Com isso, ele aproveita a energia liberada pela combustão de maneira mais eficiente. Em média, um propulsor a diesel pode ser 30% mais econômico do que um a gasolina de mesma cilindrada. Além disso, gera mais força, podendo oferecer até 50% a mais de torque que um motor a gasolina equivalente.

Por trabalharem com pressões internas maiores, os propulsores a diesel precisam ser construídos de maneira mais robusta. Além disso, também trabalham com regime de rotações mais baixas. O resultado é um motor bem mais robusto e duradouro. Enquanto a vida útil de um motor a gasolina gira em torno de 250 mil km, é fácil ver caminhões ultrapassando 1 milhão de km sem dificuldades, apesar de pegarem no batente todos os dias.

E as desvantagens?

Se, por um lado, os motores a diesel geram mais torque, ficam devendo em potência na comparação com aqueles movidos por gasolina ou etanol. O número de potência é um cálculo feito levando-se em consideração o torque, o giro do motor e uma constante matemática. Como o propulsor a diesel gira pouco, tem menos potência.

Além disso, apresenta outros inconvenientes que são inerentes à sua construção, como vibrações mais fortes, peso elevado e maiores níveis de ruído. Outro fator importante é a poluição. Além de monóxido de carbono e dióxido de nitrogênio, uma das características dos motores a diesel é a emissão de material particulado em forma de fuligem, que pode conter carbono, enxofre, nitrogênio e outros agentes nocivos.

Para controlar tal emissão, são necessários sistemas cada vez mais caros e complexos, como a adição de Arla32, um composto líquido de ureia aplicado aos gases de escape para reduzir os níveis de materiais particulados na atmosfera. Por conta disso e da ascensão dos carros elétricos na Europa, cada vez menos montadoras de lá vêm investindo nesse tipo de propulsor.

Outro fator importante para se considerar antes de sair na rua pedindo a liberação de carros a diesel é o seu preço. Usando como exemplo o Jeep Renegade na versão Longitude, o SUV custa R$ 119.990 com motor flex e R$ 160.590 com o diesel. A diferença é de mais de R$ 40 mil. O modelo mais caro, porém, tem câmbio automático de 9 marchas (6 no flex) e tração nas quatro rodas.

Desconto na conta de luz da Cemig!

Glauco Diniz Duarte Empresa - Porque motor diesel é mais caro
Glauco Diniz Duarte Empresa – Porque motor diesel é mais caro
Ânima Engenharia - Sustentabilidade, conforto e eficiência
Ânima Engenharia – Sustentabilidade, conforto e eficiência
Turbo Brasil – Uma Solução pra você
Turbo Brasil – Uma Solução pra você
Retífica Tonucci – Qualidade e seriedade em Retífica de Motores
Retífica Tonucci – Qualidade e seriedade em Retífica de Motores
Máscara do Galo - Máscara Atlético Mineiro Oficial
Máscara do Galo – Máscara Atlético Mineiro Oficial
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Cemig BH - Desconto na conta de luz
Cemig BH – Desconto na conta de luz
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC Incorporações e Construções
TBIC Incorporações e Construções
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Dentista Dr. Alysson Resende
Dentista Dr. Alysson Resende
Academia Exito
Academia Exito
Go Fit Sports Fitness no seu condomínio
Go Fit Sports atividades físicas no seu condomínio
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Espaço Fitness - A academia da família
Espaço Fitness – A academia da família
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
Search Engine Optimization - Seo Muniz
Search Engine Optimization – Seo Muniz
Academia em Belo Horizonte
Academia em Belo Horizonte
Portaria remota virtual eletrônica Hypersec
Portaria remota virtual eletrônica Hypersec
Funerária Metropax - Funerária Belo Horizonte
Funerária Metropax – Funerária Belo Horizonte
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
AULA PARTICULAR ONLINE
AULA PARTICULAR ONLINE
Crachá
Crachá
Fernanda Cunha Fotografie - Neugeborene - Bad Segeberg
Fernanda Cunha Fotografie – Neugeborene – Bad Segeberg
Advogados GGSA - Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados
Advogados GGSA – Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados
Advogados GGSA
Advogados GGSA
Jornal on-line BH Mercado Comum
Jornal on-line BH Mercado Comum
SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts