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GLAUCO DINIZ DUARTE

Glauco Diniz Duarte Empresa – Porque motor diesel faz barulho

Glauco Diniz Duarte Empresa - Porque motor diesel faz barulho
Glauco Diniz Duarte Empresa – Porque motor diesel faz barulho

Glauco Diniz Duarte Empresa – Porque motor diesel faz barulho

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, é importante ter atenção aos sinais e consultar um mecânico sempre que surgir qualquer dúvida.

Por incrível que pareça, muitos motoristas acreditam que é mais econômico levar o veículo a uma oficina apenas quando ele apresenta um defeito. Pensando assim, deixam de realizar revisões e de prestar atenção em possíveis falhas. Mas a verdade é que, se identificados desde o início, muitos problemas custam bem menos que quando solucionados depois.

Neste post, vamos falar sobre alguns alertas e as suas prováveis causas. Acompanhe!

O que pode significar cada barulho no carro?

Para cada parte do carro, seja relacionada à mecânica, seja apenas ao acabamento, há um ruído que pode sinalizar um problema — alguns são mais sérios, outros nem tanto. De toda forma, o motorista não deve subestimar os sinais, levando o veículo a um profissional experiente o quanto antes.

Nos tópicos a seguir, elencamos os barulhos mais comuns e o que eles podem significar. Confira!

Pneus estridentes

Sabe quando você está fazendo uma curva em baixa velocidade e os pneus fazem um barulho? Muitas pessoas ignoram esse indício por acreditarem que se trata simplesmente do resultado do atrito com o chão. Mas ruídos agudos e constantes nos pneus do carro podem significar desalinhamento, o que compromete a estabilidade do veículo.

Batidas secas

Você sente uma pancada seca, como se o carro fosse partir ao meio, ou costuma ouvir as molas rangendo sempre que passa por um buraco ou por uma lombada? Ao entrar em uma curva, percebe que a traseira do veículo balança mais do que deveria? Pois saiba que seu veículo provavelmente está com problemas na suspensão, nos amortecedores ou nos dois juntos.

É muito difícil avaliar a vida útil desses itens, uma vez que isso depende de diversos fatores, incluindo o tipo de solo em que o carro costuma transitar. Na cidade, eles duram mais. Já quando se roda muito em estradas de terra, vias com buracos ou que apresentem muitas trepidações, a troca deve ser feita em menos tempo.

O importante é ter atenção, uma vez que esses fatores influenciam diretamente a estabilidade do carro, o que pode colocar em risco a vida do motorista e dos passageiros.

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Freio chiando

Nesse caso, sempre que o motorista freia, um som bem agudo é emitido. Bastante comum, esse barulho indica a necessidade de troca das pastilhas do freio, ligadas ao tempo que o veículo leva para parar.

De olho nesse problema, se você estiver interessado em comprar um carro seminovo, peça para fazer um test drive, dando algumas voltas com o veículo, já que esse barulho é de fácil percepção.

Dianteira barulhenta

O motor fica localizado na parte da frente do carro, certo? Por ter que suportar todo esse peso, é mais que compreensível que a suspensão dianteira sofra mais desgastes.

Também bastante comuns, barulhos nessa parte do veículo costumam indicar problemas nos amortecedores ou avarias na bomba d’água, nas molas, bandejas, nos pivôs e nas buchas da barra estabilizadora.

Grilos

Quando o carro está em movimento e você ouve diversos barulhos intermitentes, sem conseguir identificar ao certo de onde estão vindo, você pode estar ouvindo os famosos grilos.

Geralmente, eles indicam problemas no revestimento da cabine ou peças mal encaixadas na lataria. Para ter certeza do que está acontecendo, leve o veículo ao seu mecânico de confiança.

Indício de vazamento

O ideal é que o motorista esteja sempre atento ao radiador para evitar dirigir com um nível baixo de água, que pode causar superaquecimento no motor e sérias consequências ao carro.

No entanto, se você notar algum som similar ao de um vazamento, confira imediatamente o reservatório e monitore o volume hídrico para identificar logo o problema.

Correia sonora

Outro som bastante comum é o que remete a problemas na correia dentada do carro. Geralmente, esse barulho no carro é perceptível no momento da partida ou em casos de aceleração do motor. Bem alto, o som se assemelha a uma corrente sendo arrastada pelo chão — até as pessoas que estão fora do veículo conseguem escutá-lo.

Ao identificar esse sinal, leve o carro ao mecânico para que ele faça o diagnóstico com mais precisão. O problema pode estar relacionado a um ressecamento da correia (o que pode ser facilmente resolvido com um spray), a um afrouxamento ou a alguma tensão extra do componente. Nesse último caso, é necessário fazer a troca da peça.

Motor ou câmbio

Barulhos relacionados a problemas no motor ou no câmbio são ouvidos quando o motorista dá a partida ou engata a marcha e o carro entra em movimento.

Na maioria das vezes, o ruído vem do motor e é atribuído a problemas no coxim, essencial para amortecer as vibrações do motor e do câmbio, a fim de mantê-los firmes em suas posições originais.

Problemas na direção hidráulica

Se você notar algo diferente ao mexer no volante, como uma maior rigidez ou um barulho semelhante a um assobio, saiba que, provavelmente, a caixa da direção hidráulica está com nível baixo de óleo.

O ideal é que o óleo seja trocado a cada 10 mil quilômetros. Esqueceu de tomar essa precaução? Então, redobre a atenção em relação aos sinais que o carro dá.

Quais são os outros problemas indicados por um barulho no carro?

Até aqui, você notou que alguns ruídos atípicos são sinais de que existe um defeito específico no veículo, certo? Além desses apresentados, há outros quadros que são identificados previamente ao prestar atenção no barulho do carro. Para não deixar passar nenhuma situação do tipo, veja quais são os principais casos nesse sentido!

Problemas no ar-condicionado

O ar-condicionado é um componente importante para o conforto do veículo, mas também encara alguns problemas. Os ruídos diferentes são os principais indícios de que é necessário dar atenção a essa parte, até mesmo para evitar trocas e consertos muito caros.

O barulho principal é o efeito sonoro contínuo que aparece quando ele é ligado. Normalmente, isso indica que o compressor não funciona como deveria, tanto pela falta de lubrificação quanto pelo excesso de gás.

Com atenção especializada assim que os ruídos surgem, é possível corrigir a falha, o que pode ser simples. Na prática, isso evita a necessidade de trocar todo o sistema, o que poderia sair bem caro.

Suporte do motor quebrado

Já falamos aqui que um barulho no motor, especialmente na partida, pode ter a ver com o seu suporte. Mas vale dar atenção extra a esse problema, porque ele pode custar muito caro se não receber os cuidados devidos.

O barulho relacionado ao suporte costuma aparecer quando um dos coxins quebra, o que causa desalinhamento no motor. A grande questão é que isso afeta as vibrações do motor e como ele é posicionado. Como consequência, é algo que impacta seu funcionamento e que pode exigir a troca de peças importantes.

Para evitar dificuldades maiores, confira se os coxins estão no lugar ou se um deles apresenta alguma falha. Além de eliminar o barulho, você terá mais segurança.

Perda de tensão da correia dentada

Como dissemos, o barulho no carro relacionado à correia dentada demanda a atenção certa. Normalmente, ele demonstra a falta de lubrificação no componente. No entanto, o ruído também pode indicar outro quadro: a perda de tensão nessa correia.

O impacto principal desse quadro ocorre no cabeçote no motor, o que leva à necessidade de substituição de peças muito caras. Por isso, ao notar um barulho no carro nesse sentido, mesmo que ainda seja baixo, o ideal é procurar um mecânico.

Defeito na bomba d’água

A água é utilizada como um líquido de arrefecimento, ou seja, serve para diminuir a temperatura do motor e evitar panes e outras dificuldades. O problema é que pode acontecer de a bomba d’água não funcionar conforme deveria.

Você já viu que o barulho de vazamento aponta a falta de líquido no radiador para lidar com a combustão do motor. No entanto, o ruído também indica que existe algum defeito na bomba d’água.

Ao identificar o barulho, é essencial buscar o conserto imediato. Ele costuma ser simples e inclui apenas a substituição do componente. Deixar para depois, por outro lado, pode comprometer o funcionamento de outras partes e aumentar os custos associados.

Desgaste irregular dos pneus

Para manter a segurança do veículo, é indispensável que os pneus sejam “consumidos” de maneira homogênea. Se ocorrer um desgaste maior de um lado que de outro, significa que há problemas de alinhamento, na suspensão do veículo ou no próprio pneu. Por isso, é essencial ter atenção aos ruídos.

O barulho no carro que aponta esse cenário é o que vem de apenas uma roda e se mantém, de forma contínua, enquanto o veículo está em movimento. A ação correta consiste em verificar cada um dos pneus para entender onde está o problema e quais são as indicações.

Em alguns casos, o rodízio deles já é suficiente para aplacar o quadro. Em outros, entretanto, pode ser necessário substituí-lo completamente.

Falta de ajuste da embreagem

Assim como acontece com os freios, a embreagem pode dar origem a um incômodo barulho no carro. Isso ocorre ao liberar o pedal correspondente, logo após realizar uma troca de marchas.

O quadro costuma estar associado a uma falta de ajuste na estrutura das peças correspondentes. As dificuldades podem estar no eixo, no rolamento, no disco e/ou no platô. Em todo caso, a troca dos componentes é um processo indicado quando o desgaste já está elevado.

Se o ruído for percebido logo no começo, é possível fazer ajustes para garantir a atuação dentro de boas condições.

Mau funcionamento dos limpadores do para-brisa

Na hora de acionar o recurso para a limpeza do vidro dianteiro, podem surgir alguns barulhos incômodos. Conforme as palhetas se movimentam, fazem um ruído referente a um atrito com a superfície.

Nesse caso, significa que os componentes precisam ser substituídos porque não “deslizam” como deveriam. O barulho representa, exatamente, um atrito que não deveria existir, especialmente diante de uma superfície molhada.

A troca rápida ajuda a proteger o vidro de riscos e até de problemas maiores, o que custaria muito mais. Portanto, mesmo ruídos que não estejam relacionados à estrutura interna merecem atenção.

Fundição do motor

A situação mais grave a ser apontada por um barulho no carro é, sem dúvidas, a fundição do motor. Quando isso acontece, você ouve o estalar de algumas peças ao tentar ligar — sem sucesso — o veículo.

Trata-se de um problema que ocorre tanto pela falta de lubrificação quanto pela quantidade insuficiente de água para arrefecimento. Uma vez que o barulho aparece, já não há nada para fazer, além de substituir a peça por completo.

Para evitar que tudo culmine em gastos tão elevados, fique de olho em cada ruído — principalmente, aqueles na parte dianteira. Ao corrigir as condições logo no começo, é possível evitar esse quadro definitivo.

Como evitar o aparecimento de barulhos no carro?

Como vimos, a identificação de um barulho no carro que antes não existia geralmente é sinal de problemas (e de gastos) inesperados. Enquanto alguns são ocasionados pelo próprio tempo, com o desgaste natural do automóvel, outros podem ser evitados ou postergados com a adoção de ações simples no dia a dia. Veja algumas delas!

Faça a troca de óleo regularmente

Obedecer ao prazo da troca de óleo é uma das obrigações mais importantes para quem deseja manter seu veículo em perfeito funcionamento. Ultrapassar o período recomendado pelo fabricante pode causar a formação de borra e afetar a lubrificação de peças essenciais do motor, gerando maior atrito e desgaste antecipado.

O intervalo recomendado para a troca do óleo geralmente é a cada 5 ou 10 mil quilômetros, dependendo do veículo. Vale lembrar que o procedimento deve ser realizado em oficinas especializadas, ok?

Calibre constantemente os pneus

Além de ser essencial para a durabilidade dos pneus, a calibragem tem relação direta com a segurança e a economia do veículo. O intervalo indicado para a realização dessa checagem de pressão é de no máximo duas em duas semanas, devendo ser feita sempre com os pneus frios.

A calibragem ideal é aquela informada no manual do veículo. Caso você não tenha acesso ao manual, considere a calibragem máxima impressa na lateral dos pneus. Se quiser que o carro não fique duro demais, basta deixar em uma graduação um pouco abaixo da indicada.

Respeite o limite de peso

Todo manual informa o limite de peso suportado pelo veículo, determinado para não comprometer sua estrutura e a segurança dos passageiros. O excesso de carga pode causar danos a diversas partes do veículo, como:

  • pneus: além do desgaste muito mais rápido e da redução da estabilidade, a sobrecarga chega a causar deformações nos pneus;

  • suspensão: o sistema de suspensão é excessivamente exigido, resultando em desgaste de componentes;

  • freios: um veículo pesado gera muito mais esforço na frenagem, acelerando o desgaste do tambor, das pastilhas e da lona.

Escolha um mecânico de confiança

A verdade é que, mesmo tomando todos os cuidados possíveis, sempre podem acontecer imprevistos que o obriguem a levar seu automóvel a um profissional especializado. Se necessário, peça indicações e referências a amigos para ter certeza da qualidade e da idoneidade dos serviços.

Tenha em mente que um trabalho mal executado e a utilização de peças de má qualidade ou de segunda mão podem causar danos ainda maiores do que aquele que levou o veículo à oficina.

Elimine maus hábitos de condução

O modo como você dirige também afeta a conservação do seu veículo, sabia? Estamos falando de pequenos hábitos que, muitas vezes, são adquiridos sem que sequer percebamos. A boa notícia é que basta um pouco de atenção para eliminá-los, mantendo seu veículo longe de defeitos por mais tempo. Veja se precisa banir algum:

  • frenagens e arrancadas bruscas: além de exigirem maior potência do motor, diminuindo sua vida útil, aceleram o desgaste dos pneus, sistemas de freios e amortecedores, ainda aumentando o consumo de combustível;

  • rodar com o carro na reserva: além do risco de pane seca (falta total de combustível), que pode causar a queima da bomba elétrica de combustível, as impurezas que permanecem no fundo do reservatório podem ser prejudiciais ao motor;

  • movimentar o volante com o carro parado: essa ação força o sistema hidráulico de direção, levando a vazamentos e desgastes;

  • ignorar alertas: se a luz do motor (ou qualquer outro alerta) acender, é sinal de que há algum problema, mesmo que não seja imediatamente sentido. Para evitar maiores danos, leve o veículo ao seu mecânico de confiança o quanto antes.

Por que é importante fazer manutenções periódicas?

Nos tempos atuais de vida cada vez mais corrida, muitas pessoas deixam de tomar alguns cuidados básicos em relação ao carro por pura falta de tempo. Mas você concorda que, se esperar o veículo parar de funcionar para procurar o defeito, pode ter um prejuízo grande?

Adquiriu um carro zero quilômetro? Trate de fazer as revisões programadas pela concessionária, que normalmente acontecem a cada 10 mil quilômetros rodados. Lembrando que é prudente realizar quaisquer pequenas manutenções demandadas pelo veículo no meio do caminho.

Se tiver adquirido um seminovo ou usado, é ainda mais importante realizar revisões e manutenções preventivas. Considere a idade do veículo e seu estado para programar as idas ao mecânico.

Em todos os casos, é importante tomar cuidados básicos tanto para que não tenha prejuízos quanto para que não sofra um acidente, colocando sua própria vida e a vida de outras pessoas em risco.

Dar atenção a cada barulho no carro, mesmo que não pareça importante, vai garantir maior segurança e economia. Afinal, esses são avisos sonoros de que existe um problema que exige um especialista e, portanto, não devem ser ignorados.

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