Glauco Diniz Duarte Empresa – Como saber se o motor diesel está ruim
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, se pretende um automóvel para uma utilização regular e não quer gastar muito combustível na sua condução, é aconselhável que adquira um carro a diesel. Ao fazê-lo estará a garantir uma economia de combustível e a máxima performance da sua viatura na estrada. No entanto, é fundamental conhecer os 7 problemas comuns que afetam os carros a diesel, de modo a garantir a máxima longevidade do seu veículo.
Um carro com um motor a diesel apresenta mais de 30% de eficácia de combustível em comparação com aqueles que trabalham a gasolina e isso é um dado muito importante que pode influenciar a decisão de compra de um automobilista. Contudo, além da sua eficiência, os automóveis que funcionam a diesel têm a vantagem de ser mais económicos, face ao preço da gasolina e de terem um ótimo desempenho no asfalto. Porém, antes de investir na compra de um carro a diesel, é aconselhável conhecer os problemas comuns que mais afetam este tipo de veículos. Dos problemas principais, destacam-se os 7 seguintes:
DETÊM UMA RELAÇÃO DE COMPRESSÃO MAIOR
Os carros que funcionam a diesel apresentam taxas de compressão muito mais elevadas que os carros convencionais que funcionam a gasolina. Por norma, a ração para um carro a gasóleo é de 20:1 e para um automóvel a gasolina é de 8:1. Esta situação faz com que os carros a diesel sejam mais pesados do que os automóveis com motores a gasolina.
ANUNCIAM PREÇOS MAIS ELEVADOS
Os carros com motores a diesel têm tendência a ser mais caros que os demais. No entanto, este é um investimento que poderá ter retorno a longo prazo, graças à economia de combustível que as viaturas a diesel proporcionam. Por outro lado, é de realçar que a manutenção destes automóveis é também mais exigente, uma vez que os veículos que funcionam a gasóleo são mais pesados e obrigam a outro tipo de cuidados. É de realçar que os motores a diesel utilizam sistemas de injeção direta de combustível e estes materiais são menos duráveis e mais dispendiosos.
Os carros que funcionam a diesel são mais pesados e, como tal, apresentam baixas rotações máximas por minuto em comparação com os automóveis a gasolina. É também de destacar que os veículos a diesel são de alto torque, em vez de alta potência, e isso faz com que a aceleração seja mais lenta e progressiva.
EXIGEM MUDANÇAS DE ÓLEO REGULARES
Nos carros a diesel, é necessário mudar o óleo do carro com regularidade para que todas as peças automóveis funcionem na perfeição. Caso não o faça, o óleo fica contaminado com pequenas partículas de pó ou fuligem e isso coloca em perigo a saúde do motor e de todas as suas peças constituintes. Por outro lado, também deve verificar o estado em que o filtro do óleo se encontra e substituí-lo caso exista necessidade. Ambos devem ser mudados segundo as recomendações do fabricante e sempre que o fizer estará a salvaguardar a saúde do seu automóvel e das suas peças principais.
EXIBEM MAIS FUMO E RUÍDO DURANTE A SUA MARCHA
Os carros que funcionam a diesel podem gerar mais fumos e ruídos que os automóveis a gasolina. No entanto, isso não significa que exista algum problema com o catalisador ou outra peça automóvel. Esta situação deve-se à forma como o gasóleo é queimado e como o ar é expelido através do tubo de escape e também pelo facto do motor a diesel ser mais barulhento que os restantes.
DEMORAM MAIS TEMPO A ARRANCAR
Nos meses mais frios, os automóveis com motores a diesel têm uma maior dificuldade em arrancar e iniciar a sua marcha. Além disso, se o veículo tiver velas de ignição, o tempo de espera para arrancar será ainda maior, pois as velas precisam de aquecer bem.
OSTENTAM UMA MAIOR VISCOSIDADE
O diesel é muito mais viscoso, grosso e oleoso do que a gasolina e é muito difícil de ser removido quando entra em contacto com as mãos e com a roupa. No caso de ser derramado sobre qualquer peça automóvel, deve proceder imediatamente à sua limpeza, caso contrário, podem instalar-se todo o tipo de pós e sujidades e isso é muito prejudicial para o funcionamento do motor.