Glauco Diniz Duarte Empresa – Vantagens do Common Rail nos motores diesel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a injeção eletrônica diesel facilita o desenvolvimento de três pontos que todo gestor de frota deseja ver: economia, potência e produtividade!
Para oferecer um serviço qualificado no segmento logístico, muitas empresas saíram em busca de veículos mais potentes e econômicos. A tecnologia embarcada proporcionou esta adequação. Então, o destaque de hoje é a injeção eletrônica diesel.
Os veículos com motores diesel são reconhecidos principalmente por sua grande potência, robustez e economia. Seu funcionamento é diferente dos motores mais comuns, que funcionam com gasolina, álcool ou gás natural (Ciclo Otto).
Em um motor diesel, devido à compressão do ar, a temperatura na câmara se eleva, ocorrendo a combustão de tal modo que atinja o ponto de auto inflamação do combustível. O diesel quando introduzido na câmara por meio de um injetor, entra em contato com o ar aquecido sofrendo a combustão. Isso quer dizer que o ar aquecido deve atingir a temperatura necessária para que, em contato com o combustível, ocorra o funcionamento do motor.
O que permite a geração de calor e a combustão espontânea do diesel é a alta taxa de compressão desse tipo de motor. É importante lembrar também que a taxa de compressão é a razão que indica quantas vezes o volume da câmara de combustão é comprimido durante a fase de compressão.
Qual a importância da injeção eletrônica diesel?
Veículos com motor a diesel são mais econômicos, têm maior capacidade de aceleração e poluem menos.
Por não possuírem vela de ignição de combustão, os motores de caminhões a diesel trabalham com elevada pressão.
No processo de combustão de um motor diesel, o combustível deve ser injetado diretamente na câmara de combustão com alta pressão, de forma precisa e com quantidade certa conforme o regime de rotação.
Até os anos de 1980, a maioria dos sistemas de injeção eletrônica tinham como base os sistemas completamente mecânicos, sempre ajustando o volume de combustível a ser injetado através de reguladores centrífugos, dependentes da rotação.
Implantado em caminhões rodoviários desde 2005, o sistema de injeção eletrônica diesel é de suma importância para o bom funcionamento desses veículos atualmente.
Para se ter uma ideia do benefício operacional, ele controla o consumo de combustível, aumenta a potência e reduz as emissões de gases nocivos.
Mas o cuidado com os problemas que podem acometer esse sistema deve ser contínuo, devido ao custo de manutenção bem superior ao dos antigos sistemas de injeção mecânica.
O diagnóstico de avarias geralmente detecta problemas como falta de potência e torque, além do consumo elevado de combustível e falha de funcionamento do motor.
Adicionalmente, é também identificado o excesso de fumaça, funcionamento incorreto do cilindro decorrente de um injetor danificado, entre outros problemas. A luz no painel de instrumentos do veículo acende para avisar sobre qualquer anomalia no sistema.
Tanto na revisão, quanto no reparo dos componentes do sistema de injeção e outros sistemas controlados pela central eletrônica, o ideal é que o técnico tenha em mãos o scanner para fazer uma inspeção detalhada nos componentes. O equipamento indica quais são os problemas detectados, onde estão e como fazer para alcançá-los.
Água no combustível, sujeira no tanque e combustível de má qualidade costumam ser os principais problemas do sistema de injeção eletrônica diesel.
Saiba mais em: https://www.turbobrasil.com.br/
Conhecendo a injeção eletrônica diesel
Com a consolidação da injeção eletrônica no mercado automotivo, hoje é fundamental que o gestor de frota conheça de maneira detalhada este processo, recomendando os cuidados necessários para o bom funcionamento do sistema.
Vamos apresentar inicialmente, os principais componentes deste sistema:
Módulo de Controle do Motor – ECM – Engine Control Module
Antes de falarmos sobre o ECM, é imprescindível saber como funciona a injeção eletrônica. Assim, é mais fácil entender a importância do Módulo de Controle do Motor.
Inicialmente, é preciso ter em mente que, além do ECM, compõem o sistema de injeção o conjunto de sensores e os atuadores.
Cada um desses elementos trabalha em parceria, colhendo informações do motor e seu funcionamento, de modo que a injeção opere sempre de acordo com as condições analisadas e responda aos comandos enviados pelo ECM.
Para que a injeção de combustível aconteça de maneira otimizada, os sensores analisam diversos aspectos do funcionamento do motor, como temperatura, pressão, velocidade e a qualidade da mistura dos gases presentes na combustão, entre outras variáveis.
Essas informações são enviadas diretamente para o ECM, que as utiliza para comandar da maneira mais eficiente o funcionamento dos atuadores:
-
bomba de combustível;
-
bicos injetores;
-
bobina de faísca;
-
ventoinha de arrefecimento;
-
motor de passo;
-
válvula de purga do cânister.
Dessa forma, a partir dos módulos da injeção eletrônica, como o próprio nome já indica, toda a parte de injeção é controlada de maneira automatizada, com base nas informações coletadas pelos sensores. Ou seja, o motor trabalhará no melhor equilíbrio entre eficiência e performance.
Entre os componentes que se comunicam com o módulo ECM e podem ter suas falhas diagnosticadas estão:
-
módulos de ABS;
-
controle eletrônico de estabilidade;
-
controle de tração;
-
módulos de transmissão manual, entre outros.
Unidade de Controle do Motor – ECU
Atualmente todos os veículos estão equipados com injeção eletrônica de combustível e possuem um computador central que controla todo o funcionamento do motor. Este computador é popularmente conhecido como módulo de injeção ou ECU (Electronic Control Unit).
Ele é o cérebro do sistema de injeção eletrônica, responsável por uma série de ajustes que o tornam mais eficiente, em termos de utilização do combustível e emissões, além de auxiliar em outros módulos.
A ECU está programada para receber os sinais lidos pelos sensores do motor, analisar estas informações e decidir quais os parâmetros de funcionamento mais adequados para aquela determinada situação à qual o veículo está sendo submetido.
Quantidade de combustível injetada, momento de ignição, posicionamento do variador do comando de válvulas, pressão de trabalho da turbina e os limitadores de torque são os principais parâmetros de funcionamento do motor, que são calibrados pelo fabricante do veículo com base em um extenso desenvolvimento, e estão gravados na memória da ECU.
Principais Sistemas de Injeção Eletrônica Diesel
A injeção eletrônica em motores diesel surgiu na década de 80. Neste sistema o processo de combustão é mais bem controlado que nos sistemas mecânicos.
A quantidade e o tempo de pulverização do combustível são mais precisos, o que resulta em melhor combustão e redução de poluentes/gases nocivos.
As vantagens do sistema eletrônico em relação ao mecânico são: maior rendimento do motor, menor consumo de combustível e emissão de poluentes.
Os sistemas eletrônicos mais utilizados atualmente são: Diesel Eletrônico (EDC), Unit Injector System (UIS), Electronic Unit Injector (EUI), Unit Pump System (UPS) e Common Rail System (CRS).
Sistema de Injeção Diesel Eletrônico (EDC)
Neste sistema a injeção é monitorada por sensores, contudo ainda existe a presença da bomba injetora. A bomba injetora desse sistema é denominada de bomba injetora eletrônica.
Conhecida também por “Fly By Wire Electronic Pump”, devido que não existe nenhuma conexão mecânica entre a bomba e o pedal do acelerador.
A dosagem e injeção do combustível são controladas eletronicamente por uma unidade eletrônica, denominado de unidade de controle eletrônico (ECU) que processa todas as informações relacionadas com o funcionamento do sistema de injeção de combustível.
Por meio do pedal do acelerador e de informações recebidas, tais como rotação do motor, velocidade de deslocamento, temperatura do líquido de arrefecimento, massa de ar admitida, entre outros fatores, a unidade de controle eletrônico (ECU) calcula o volume de combustível que deve ser enviado aos bicos injetores.
Sistema de injeção Diesel (UIS) – Unit Injector System
O sistema de Unidade Injetora UIS – também conhecido como conjunto de bomba e bico PDE – integra a bomba de alta pressão e o injetor em uma só unidade compacta para cada cilindro do motor.
Cada unidade injetora está instalada no cabeçote do motor e realiza a injeção de combustível diretamente em cada cilindro. A unidade injetora inclui uma válvula eletromagnética de conexão rápida que, em comparação com a injeção de gasolina, atinge uma pressão 300 ou até 500 vezes maior e, mesmo assim, ainda garante um acionamento rápido.
Essa válvula é controlada pela unidade eletrônica de comando, que determina o melhor momento, a pressão ideal e o volume exato de combustível que será injetado para cada regime de funcionamento do motor.
Principais características:
-
Bomba de pressão e bico injetor integrados em uma só unidade compacta;
-
Bomba acionada por balancim do eixo de comando do motor;
-
Altas pressões de injeção;
-
Possibilidade de modulação da taxa de injeção;
-
Aplicável a veículos leves, médios e pesados.
Principais benefícios:
-
Maior pico de pressão;
-
Melhor desempenho e potência do motor;
-
Menor emissão de gases poluentes;
-
Menor ruído de combustão devido à pré-injeção e à curva suave da pressão da injeção.
Sistema de Injeção (EUI) – Electronic Unit Injector
O sistema EUI integra a bomba de alta pressão e o injetor em uma só unidade compacta para cada cilindro do motor.
A UI substitui o conjunto porta-injetor dos sistemas convencionais, dispensando o uso de tubos de alta pressão, o que possibilita atingir elevados valores de pressão.
Cada unidade está instalada no cabeçote do motor e realiza a injeção de combustível diretamente em cada cilindro.
A injeção é controlada por meio de uma válvula eletromagnética de acionamento rápido, essa válvula é controlada pela unidade eletrônica de comando que determina o melhor momento e o volume adequado de combustível que será injetado para cada condição de funcionamento eficiente e seguro, que inclui funções de diagnose do sistema.
Sistema de injeção Diesel (UPS) – Unit Pump System
Sistema robusto em que a bomba, o condutor de alta pressão e o injetor estão conectados em uma estrutura modular. O conjunto Bomba-Tubo-Bico PLD consegue avaliar, ao mesmo tempo e com a mesma precisão, as condições do motor e do ambiente para proporcionar um processo de injeção perfeito.
O eixo de comando aciona a bomba, que está unida ao injetor através de um condutor de pressão curto. Como são utilizados injetores mecânicos muito pequenos, a bomba é ideal para cilindros com diâmetro reduzido e também para a tecnologia de injeção central com quatro válvulas.
Cada bomba possui uma válvula eletromagnética que é controlada pela unidade de comando do sistema, que determina a quantidade e o tempo de injeção – calculados com precisão para cada condição de rotação e carga, garantindo o melhor funcionamento do motor.
Principais características:
-
Estrutura modular de bomba, condutor de alta pressão e injetor;
-
Bombas individuais para cada cilindro do motor, acionadas por ressaltos no eixo de comando;
-
Unidade eletrônica de comando controla o solenóide de acionamento rápido, regulando o combustível para os injetores mecânicos;
-
Excelente opção para veículos comerciais leves e pesados em geral.
Principais benefícios:
-
Maior potência do motor com menos ruído;
-
Controle eletrônico permite economia de combustível e menor emissão de poluentes;
-
Fácil acesso para manutenção devido à estrutura modular e montagem da bomba fora do cabeçote.
Sistema de injeção Diesel (CRS) – Common Rail
Tecnologia de ponta em injeção eletrônica, o Common Rail destaca-se pela separação dos sistemas de geração de pressão e de injeção.
Isso significa que a bomba gera a alta pressão que está disponível para todos os injetores através de um tubo distribuidor comum. Essa pressão pode ser controlada independentemente da rotação do motor.
Pressão do combustível, início e fim da injeção são precisamente calculados pela unidade de comando a partir de informações obtidas dos diversos sensores instalados no motor.
Assim, controlado pelo acionamento de sua válvula magnética, cada injetor fornece, individualmente e com precisão, o combustível ao respectivo cilindro do motor.
Principais características:
-
Pressão, início e fim de injeção controlados independentemente da rotação do motor;
-
Possibilidade de injeções múltiplas (pré e pós-injeção) de acordo com necessidades do controle de emissões e sistema de pós-tratamento de gases;
-
Sistema de barramento CAN possibilita a troca de dados com outros sistemas eletrônicos do veículo como ABS, câmbio automático etc;
-
A interface de diagnóstico permite a avaliação dos dados do sistema armazenados na inspeção veicular;
-
Sistema aplicável a veículos leves, médios e pesados.
Principais benefícios:
-
Alto torque em baixas rotações;
-
Menor consumo de combustível em função do bombeamento com vazão controlada;
-
Baixa emissão de poluentes: solução potencial para os futuros desafios da regulamentação de emissões;
-
Performance silenciosa do motor, que aumenta o conforto para o motorista.
Desconto na conta de luz da Cemig!
apartamentos para comprar em BH
apartamento a venda BH
apartamento em Belo Horizonte
construtoras em Belo Horizonte
imóveis a venda em BH
coberturas a venda em BH
apartamento em BH
apartamento para comprar em BH
comprar apartamento BH
apartamento BH
construtora BH
imóveis BH
apartamento a venda em BH
Construtora Anima Signature
Construtora Anima Engenharia
Apartamento a venda centro sul de Bh
Apartamento a venda São Pedro BH
Apartamento a venda Anchieta
Apartamento a venda Sion
Apartamento a venda Serra
Apartamentos de luxo Anima
Apartamentos Anima Engenharia
Apartamentos Anima Signature
Apartamentos Anima
Anima Signature
Anima Engenharia
construtora em BH
construtora em Belo Horizonte
construtora Belo Horizonte
bairro nobre de BH
apartamento Gutierrez
apartamento Sion
apartamento Savassi
construtoras em BH e região
melhores construtoras em BH
apartamento de alto luxo BH
apartamento na serra BH
apartamento Anchieta
apartamento São Pedro
apartamento funcionários
lista de construtoras em BH
melhores construtoras de BH
rua Anchieta padre Eustáquio
apartamento serra BH
imóveis alto luxo BH
apartamento na Savassi
apartamento a venda Savassi
construtoras de BH
apartamento a venda serra BH
apartamento a venda no Sion
construtoras em BH trabalhe conosco
apartamento a venda na Savassi
construtora em BH famosas
empreendimentos em BH
apartamento no Sion
construtoras em BH apartamentos na planta
apartamento bairro Serra BH
construtora residencial BH
construtora de luxo em BH
apartamento a venda no Anchieta
apartamento são Pedro
apartamento venda serra BH
imobiliária alto luxo BH
apartamento Sion 3 quartos
empresa de construção civil BH
apartamento 4 quartos Sion
apartamento Savassi 3 quartos
Savassi apartamento
apartamento 4 quartos serra BH
apartamento a venda no bairro Serra BH
apartamento a venda na serra BH
apartamento venda Savassi
comprar apartamento Savassi
Savassi imóveis
melhor construtora de BH
apartamento a venda bairro Serra BH
apartamento vila da serra BH
incorporadoras em BH
apartamento Savassi comprar
apartamento venda Sion
apartamento 3 quartos Savassi
maiores construtoras de BH
empreendimentos BH
construtoras de apartamentos em BH
condomínio edifício Anchieta
área privativa funcionários
grandes construtoras em BH
apartamento a venda são Pedro
BH construtora
construtoras BH apartamentos
apartamento Savassi venda
apartamento 3 quartos Sion
apartamento Sion venda
apartamento a venda funcionários
construtoras de alto luxo em BH
apartamento funcionários
apartamento Sion comprar
construtora apartamento BH
principais construtoras de BH
empreendimento Anchieta
apartamento bairro funcionários
apartamento Anchieta venda
apartamento alto luxo BH
construtoras em BH MG
incorporadora BH
cobertura a venda na Savassi
construtora alto padrão BH
apartamento em são Pedro
apartamento na Savassi para comprar
apartamento em são Pedro
apartamento Savassi Belo Horizonte
apartamento 4 quartos Savassi
apartamento Sion Belo Horizonte
apartamento bairro Sion Belo Horizonte
apartamento no Anchieta
apartamento bairro são Pedro
apartamento Sion a venda
apartamento são Pedro Belo Horizonte
imóveis alto luxo BH
construtora alto luxo BH
apartamento a venda na Savassi Belo Horizonte
Anchieta apartamento
apartamento bairro Sion
comprar apartamento na Savassi
apartamento 4 quartos funcionários
apartamento bairro Anchieta
apartamento Anchieta Belo Horizonte
Netimoveis sion
apartamento no funcionários
imóveis Sion
apartamento no Sion Belo Horizonte
apartamento bairro funcionários
apartamento Carmo Sion
4 quartos Sion
apartamento bairro São Pedro
venda apartamento Sion
apartamento no bairro são Pedro
Savassi imobiliária
condomínio são Pedro colina de laranjeiras
Parque Del Sol cidade dos funcionários
residencial Pedro moro são José dos pinhais
residencial Anchieta venda
condomínio Riverside Morumbi
Cdhu padre Anchieta
residencial Pedro moro
apartamentos são Pedro do sul
são Paulo apartamentos afurada
residencial Buena vista são José dos pinhais
apartamento via Anchieta
sítios à venda em águas de são Pedro
alto luxo BH imóveis
apartamento 3 quartos BH
imóveis a venda Belo Horizonte
apartamento cobertura BH
apartamento santo Agostinho BH
apartamento 3 quartos Belo Horizonte
apartamento 4 quartos BH
apartamento na planta Belo Horizonte
apartamento funcionários BH
comprar apartamento em BH
comprar imóvel BH