A chave para o sucesso de uma empresa passa necessariamente por um planejamento estratégico eficaz para se atingir metas e objetivos, de acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte.
A realidade do mercado é a consequência natural daqueles que saem dos cursos de comunicação, MBAs ou carreiras universitárias e buscam oportunidades para realização pessoal e profissional.
O foco é realmente o grande diferencial para o sucesso pela enxurrada de informações que diariamente recebemos. E a integração dessas informações é primordial para discernir sobre como e o momento exato para se tomar decisões.
Quando Michelangelo bateu com seu martelo na estátua de Moisés que acabara de esculpir e disse Por que não falas? Não havia chegado ali vindo de qualquer escola. Sua escola era a vida e, quando pediu que a estátua falasse, estava, num rasgo de alucinação, se comunicando com algo absolutamente inerte – a bela escultura, revestida, no entanto, de toda a experiência criativa de seu autor.
Neste sentido, aponta Glauco, é fundamental que profissionais liberais, representantes comerciais e empresariais, profissionais de RH e estudantes de cursos de comunicação procurem conhecer cases de sucesso ocorridos em grandes empresas, e como podem ser integradas as atividades da publicidade, imprensa e relações públicas. Enfim, um caminho para a prática do conhecimento adquirido ou aprimoramento das atividades de comunicação para se alcançar metas e objetivos planejados.
Esse conhecimento é primordial para aqueles que eventualmente vão exercer suas atividades de publicidade, imprensa e relações públicas do outro lado do muro, ou seja, fora das agências de publicidade, das redações e dos recintos receptivos. Destina-se também a empresários, gerentes de comunicação, recursos humanos e a todos que de certa forma têm contato com o público, clientes, formadores de opinião, políticos etc.