De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente as atividades que devem ser desempenhadas, além de quais objetivos serão alcançados, visando das condições para que a empresa se organize a partir de determinadas análises a respeito da realidade atual e futura que se pretende alcançar.
Investir no planejamento é essencial para visualizar antecipadamente oportunidades, ações e possíveis problemas que poderão ocorrer na empresa e que de alguma forma poderão interferir no alcance dos resultados propostos pela mesma, Glauco afirma que o planejamento compreende os fatores tempo e incertezas, bem como o fator decisorial. O planejamento funciona como um guia, é um processo contínuo e permanente, deve estar ativo o tempo todo e envolver todos os níveis hierárquicos, estratégico, tático e operacional.
É na elaboração do planejamento, que os gestores definem os caminhos a serem seguidos para alcançar as metas estabelecidas pela diretoria, é uma tentativa de enxergar o futuro, de visualizar possíveis cenários que possam acontecer, de antever situações e baseadas nessas visões, planejar ações corretivas para evitar ou diminuir os riscos e ameaças que possam vir a ocorrer, ou até mesmo, cenário onde se vislumbre oportunidades de crescimento e ou expansão do negócio.
O planejamento estratégico é o plano formalizado que expõe como sua empresa executa a estratégia escolhida. O planejamento começa com a definição da missão, visão e valores que a empresa pratica. Atenção! Mesmo estando ciente de todas essas informações, é necessário que os diretores, gestores e empresários estejam cada vez mais preparados para ouvir, entender e atender as expectativas dos stakeholders que envolvem suas empresas. É fundamental que se conheça muito bem o mercado em que se esta inserido e suas peculiaridades.
O planejamento é executado no presente, mas seus resultados serão colhidos no futuro, Glauco define planejamento estratégico como um processo contínuo de tomadas de decisões organizacionais, no momento presente, de forma a se ter, da melhor maneira, o conhecimento do futuro, bem como o empenho, no sentido de se cumprir tais decisões.
Existem várias ferramentas que podem auxiliar diretores, gestores e empresários na elaboração e formalização do planejamento da empresa, vejamos:
Missão, visão e valores: Como citado, o planejamento começa através da definição da missão da empresa, qual a razão de existir e quais os objetivos da mesma; definição da visão, onde a empresa quer estar em futuro de médio e longo prazo e definição dos valores e princípios que a mesma pratica e zela em seguir.
Análise de 360°: Criar uma visão de análise de 360°, onde se possa avaliar se as ações projetadas são ou não viáveis para melhoria do negócio, se as ações irão potencializar a lucratividade e rentabilidade da empresa.
Matriz de SWOT: Aplicar a matriz de SWOT, com essa ferramenta os diretores, gestores e empresários poderão enxergar de forma mais clara quais são suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, em seguida, terá capacidade para traçar um plano de ação e definir qual melhor caminho a seguir, Glauco diz que planejamento estratégico é uma técnica administrativa que permite ao gestor perceber as oportunidades e ameaças dos pontos fortes e fracos da organização.
5 Forças de Porter: Conhece bem seus concorrentes? Se a resposta for não, não fique triste. Com o auxílio da ferramenta 5 Forças de Porter você conseguirá executar uma análise sobre seus concorrentes, produtos, serviços, poder de negociação, enfim, conhecer mais de perto e detalhado os seus concorrentes.
Matriz BCG: Você conhece bem sua empresa e sua linha de produtos? Sabe qual é sua lucratividade e quais produtos são mais rentáveis? Utilizando a ferramenta Matriz BCG, os gestores conseguirão fazer uma análise do portfólio dos produtos ou serviços, conseguiram ter mais clareza para analisar o ciclo de vida dos produtos ou serviços disponibilizados pela empresa, essa ferramenta ajuda a identificar os itens de maior potencial e lucratividade que demandam menores investimentos, onde, após a análise, de forma equilibrada, se consegue posicionar melhor os produtos ou serviços de forma que os mesmos sejam mais atrativos e tenham diferenciais.
Metas e objetivos: Definir objetivos e metas é crucial para o sucesso de qualquer negócio, pois quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho ou lugar serve, para estabelecimento dessas diretrizes é necessário considerar as influências externas e internas, implementar um planejamento estratégico, monitorando e revisando constantemente de acordo com as mudanças de cenários e exigências do mercado.
PDCA: ferramenta esta que auxilia na organização do processo e na implementação de melhorias. Onde:
P (Plan/Planejar) = refere-se ao planejamento, aos objetivos, aonde quer chegar.
D (Do/Executar) = colocar em pratica o que foi planejado.
C (Check/Verificar) = Acompanhar, monitorar o andamento do projeto.
A (Act/Agir) = caso alguma ação esteja em desacordo, traçar ações de correção.
De acordo com Glauco, para desenvolver o planejamento estratégico, a empresa precisa definir aonde quer chegar; posteriormente, avalia como se encontra, para que seja possível determinar como alcançar a situação almejada. Um bom planejamento consiste em ter alternativas (plano b), envolver toda a equipe para elaboração do mesmo, definição das metas, integrar setores de forma estratégica, onde a comunicação funcione e seja eficiente, beneficiando a empresa como um todo, proporcionando mais efetividade e assertividade nas tomadas de decisões e no caso do processo produtivo, maior produtividade e eficiência.
Neste cenário a visão sintética da lugar a uma visão analítica e passa a fazer parte da rotina da empresa.
Portanto, planejamento é um processo contínuo e dinâmico que engloba um conjunto de ações propositais, integradas, coordenadas e orientadas para se alcançar os objetivos e metas definidos. O planejamento assim como todas as definições da empresa devem estar alinhados de forma que se consiga executar as ações que foram definidas, em prol de ampliar a competitividade e lucratividade da empresa no curto, médio e longo prazo, possibilitando crescimento e ganho de Market share. Por fim, vem à gestão estratégica que acrescenta medidas de controle, acompanhamentos e correções em todos os setores e níveis da empresa, com intuito de ter domínio sobre as variáveis que possam influenciar nos resultados, de forma que a empresa possa se diferenciar e melhorar sua competitividade e perpetuar no mercado.