GLAUCO DINIZ DUARTE – Toyota planeja consolidar operações de peças eletrônicas com a Denso
Toyota planeja consolidar operações de peças eletrônicas com a Denso. A Toyota Motor e a afiliada fabricante de peças para automóveis Denso disseram que estão examinando uma medida que consolidaria suas operações centrais de componentes eletrônicos.
Se o acordo ocorrer, as operações das firmas para desenvolver e fabricar componentes eletrônicos em série provavelmente seriam agrupadas na Denso, enquanto a Toyota focaria na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias avançadas relacionadas, de acordo com o anúncio das duas empresas divulgado em 1º de junho.
Através do negócio, a Toyota e a Denso buscariam fortalecer suas operações em tais áreas de crescimento como veículos híbridos, elétricos e direção autônoma.
A Toyota transferiria a produção de unidades usadas para controlar as velocidades de rotação e partida e desligamento de motores em sua planta de Hirose, na cidade de Toyota (Aichi), para a Denso até o final de 2019.
O desenvolvimento de produtos fabricados em série seria consolidado na Denso a partir de 2022.
No ano passado, a Toyota anunciou que estava visando mais que triplicar as vendas anuais de veículos elétricos, incluindo híbridos, para 5.5 milhões de unidades até 2030.