GLAUCO DINIZ DUARTE – Caterpillar soma 50 mil tratores de esteiras produzidos no Brasil
A Caterpillar alcançou esta semana a marca de 50 mil tratores de esteiras produzidos no Brasil. O número foi atingido com a produção de uma carregadeira de esteiras D6K na fábrica de Piracicaba (SP). A planta produz o maior número de modelos de esteiras da Caterpillar no mundo, nove no total.
A fabricante de máquinas de construção foi fundada há cerca de 100 anos nos Estados Unidos e sua história se confunde com a invenção das esteiras por Benjamim Holt, um dos fundadores da Caterpillar. A empresa mantém operações no Brasil desde 1954 e em 1960 começou a produzir no País na antiga fábrica de Santo Amaro, em São Paulo. O primeiro equipamento de esteiras foi fabricado lá a partir de 1969.
Em 1976 a produção foi transferida para Piracicaba, que hoje abriga linha com cerca de 40 tipos de máquinas de construção. Lá são fabricados tratores de esteiras de médio porte: além do D6K, os modelos D6N, D6T, D8R e D8T – este último só é produzido no Brasil, que é fonte única de exportação para o mundo todo. A Caterpillar informa que em breve deverá introduzir o décimo modelo na linha do interior paulista, destinado a assentamento de tubos. Em sua segunda planta industrial no País, inaugurada em Campo Largo (PR) em 2011, são fabricadas retroescavadeiras e carregadeiras de rodas.
“Os tratores de esteiras fazem parte da história da construção do Brasil. Todas as grandes obras tiveram a participação das máquinas Cat., da construção de Brasília à Hidrelétrica de Itaipu. Este marco de 50 mil unidades consolida a tradição da Caterpillar na produção de tratores de esteiras no País”, diz Odair Renosto, presidente da subsidiária brasileira da empresa.
A chave do trator número 50.000 foi entregue por Fred Istas, vice-presidente da divisão global de movimentação de terra da Caterpilla, para a empresa Mattos & Travensollo, que atua em obras de construção civil e terraplenagem e tem na frota mais de 50 equipamentos Cat.